O que um restaurante tem a compartilhar com um banco?

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Não é de hoje que sabemos que a diversidade de pensamento pode gerar soluções mais inovadoras e eficazes para os desafios que enfrentamos. E que quando saímos da zona de conforto e abrimos espaço para diferentes perspectivas e opiniões, criamos um ambiente propício à criatividade e ao desenvolvimento de ideias fora da caixa que serão interessantes para a sustentabilidade do negócio. Pensando nisso, a 16 01 – hub de inovação – preparou a  imersão Hyper Loop para o Sicredi – a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. O objetivo da ação foi criar esse clima de colaboração entre empresas de diferentes segmentos para fomentar a troca de conhecimentos e experiências, para assim impulsionar a inovação e o crescimento conjunto.  

E sabe qual foi o primeiro “to do” da imersão dos executivos da Sicredi? Uma visita a um famoso restaurante para conhecer a fundo a filosofia da empresa e a excelência no atendimento prestados pelas unidades da rede. “O que será que uma rede de restaurantes teria para compartilhar com um banco?”, provoca Camilla Gurgel, partner da 16 01. “Quando pensamos em restaurantes, a primeira coisa que nos vem à mente é a comida deliciosa e saborosa que têm a nos oferecer. Mas, brincando um pouco com a imaginação, talvez essa rede tenha algo a mais a dividir com o Sicredi além de pratos gourmet. E foi exatamente isso que aconteceu’’. 

O encontro possibilitou aos executivos do Sicredi conhecer como uma empresa tradicional inova, tendo como foco o cliente. “A democratização do conhecimento é essencial para manter uma empresa centenária como o Sicredi dialogando com a sociedade, participando ativamente de movimentos evolutivos e, acima de tudo, conectando gerações que pensam colaborativamente comunidades prósperas e economicamente pujantes”, explica Evandro Muro – Marketing Manager do SICREDI. Segundo o executivo, a necessidade de participar de encontros como este aconteceu, pois buscavam informação facilitada sobre inovação real, contato com ideias aplicáveis e menos teoria. “A 16 01 é nossa ponte quando pensamos em acessar conversas sobre transformações comportamentais e tecnológicas. Nosso facilitador para grandes conversas e networking”, diz.

Conheceram como funciona o dia a dia dos restaurantes, desde a recepção, toda a cortesia existente e praticada como padrão por todos os colaboradores das unidades. Após isso, puderam entrar no promissor mundo da Web3 e da tecnologia blockchain, com uma palestra realizada por Edu Paraske, partner da 16 01 e Carl Amorim, um dos maiores experts de DAOs. No dia seguinte os executivos realizaram uma visita à Unico – startup unicórnio considerada a primeira e maior ID Tech brasileira que promove transformação da sociedade por meio de identidade digital. 

Inteligência Artificial: A bola da vez

Uma pesquisa encomendada pela IBM, com dados referentes a 2022, divulgou que 41% das empresas brasileiras já incorporam a inteligência artificial (IA) ativamente em diversos setores. Na América Latina, as empresas utilizam essa tecnologia principalmente para proteger ameaças e garantir segurança (44%), oferecer atendimento eletrônico aos clientes (44%) e apoiar atividades de marketing e vendas (30%). Diante de todos esses dados, o tema não poderia ficar de fora do Hyper Loop

Os executivos da Sicredi conheceram mais a fundo como a inteligência artificial está impactando os negócios com o Alexandre Messina que é sócio da startup ZapGPT. A empresa tem como principal objetivo ajudar as empresas a automatizar o atendimento via WhatsApp, por meio do ChatGPT, impulsionando as vendas. Um positivo exemplo de como a inteligência artificial pode potencializar os negócios.

Logo após o bate-papo com Messina, os participantes da imersão visitaram o CUBO Itaú – comunidade internacional que realiza a curadoria de startups e para finalizar, os participantes fizeram uma imersão na Pink Farms – a maior fazenda vertical urbana da América Latina. 

Após as atividades, Evando Roche constatou que estamos todos em meio a uma revolução tecnológica e comportamental.  Para ele, o grande desafio é cultural, é a mente produtiva condicionada para a inovação real e aplicada ao business. “Nossa imersão, nossa troca durante o Hyper Loop foram fundamentais para novas visões, para conectar a liderança com modelos emergentes de gestão, com tecnologias que até então eram distantes do nosso modelo cooperativista, um mergulho conjunto com uma geração que repensa a forma de relacionamento com empresas, que está transformando a forma de consumir. A 16 01 mudou nossa relação com o tema inovação, ligou nossos alertas para um novo mundo que, se já não está em nossas “salas”, se avizinha com rapidez, nos trouxe organização para pensar profissionalmente o pilar inovação dentro da Sicredi”, finaliza.