Foodtech gerou mais de R$ 10 milhões em retorno financeiro para pequenos produtores rurais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Diferente, principal foodtech de alimentos saudáveis do Brasil, concentra esforços para minimizar as perdas e elevar a produtividade dos pequenos produtores rurais em suas propriedades. Este compromisso não apenas aprimora a qualidade alimentar, mas também gera um impacto econômico positivo, refletido em um retorno financeiro expressivo para os agricultores parceiros, que já totaliza mais de R$ 10 milhões.

A estratégia inovadora da empresa envolve a aquisição de alimentos considerados “fora dos padrões”, que, apesar de serem perfeitamente saudáveis e frescos, não atendem aos critérios tradicionais de varejo. Os resultados são surpreendentes, com um aumento observado de até 50% na produtividade dos agricultores. 

Eduardo Petrelli, CEO e cofundador da Diferente, relata que a empresa, fundada em 2022, inicialmente buscava produtores de alimentos orgânicos certificados. No entanto, a dinâmica evoluiu, e agora a startup apoia ativamente mais de 200 agricultores, que buscam a parceria da Diferente devido aos resultados expressivos obtidos. “Recebemos um número crescente de contatos de produtores interessados em colaborar conosco“.

A contribuição da foodtech vai além da simples aquisição de alimentos. Utilizando inteligência artificial, a empresa avalia de maneira precisa as necessidades dos clientes, projetando os itens conforme seu consumo semanal ou quinzenal. Com base nessas informações, a Diferente auxilia os agricultores no planejamento de plantio, permitindo que priorizem os itens de maior demanda e evitem o desperdício de alimentos.

A nossa missão é solidificar a Diferente como uma parceira robusta do setor agrícola brasileiro, promovendo o modelo natural de produção para ampliar a oferta e aprimorar a produtividade dos pequenos produtores rurais. Dessa forma, contribuímos ativamente para reduzir o desperdício nesta etapa crucial da cadeia alimentar”, conclui o empreendedor.

Além disso, a startup planeja expandir suas iniciativas de apoio aos produtores. Ao longo deste ano, eles iniciarão um programa de “assessoria” com visitas técnicas às fazendas, auxiliando os agricultores na transição dos sistemas convencionais para o orgânico.

José Agenor de Jesus Correia, fundador da Fazenda Ipanema, localizada em Sorocaba (SP), destaca os impactos positivos da parceria com a foodtech. “O mercado impõe regras rigorosas, levando à perda de 15% a 20% da colheita devido a alimentos que não atendem aos padrões. Com a Diferente, esses itens ‘fora do padrão’ encontram um destino valioso, promovendo a sustentabilidade na cadeia orgânica”, afirma o produtor.

Um estudo da Embrapa destaca que o desperdício de alimentos no Brasil ocorre em todas as etapas da produção, sendo 10% destas perdas ainda no campo. Portanto, a Diferente desafia essas estatísticas ao proporcionar uma solução eficaz para o aproveitamento integral dos alimentos, promovendo a sustentabilidade e a prosperidade no setor agrícola.

Sobre a Diferente

Lançada no início de 2022, a Diferente é a principal foodtech de alimentos saudáveis do Brasil. A startup envia para a casa dos clientes uma cesta com diversas frutas, verduras, temperos, legumes, entre outros itens. Por atuar diretamente com mais de 200 produtores rurais, a marca se diferencia da concorrência por resgatar alimentos fora do padrão comercial que, de outra forma, poderiam ser descartados. Com isso, combate o desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, proporciona uma alimentação saudável e acessível a todos os brasileiros de uma maneira conveniente.