Startup mineira cria tecnologia que facilita criação de programas de fidelidade personalizados em empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) apontou que 45% dos brasileiros com acesso à internet são adeptos aos programas de fidelidade. Ou seja, dos 152 milhões de brasileiros com acesso à internet, 68 milhões fazem parte de algum programa. Além disso, o faturamento das empresas de fidelização cresceu mais de 49% no terceiro trimestre de 2022, totalizando 2,5 bilhões de reais.

Os programas de fidelidade se tornaram estratégias de sucesso utilizadas pelas empresas para construir uma relação afetiva e duradoura com o público. Funcionam de maneira similar ao sistema de recompensa do cérebro. Quando experimentamos algo prazeroso ou gratificante, o cérebro libera neurotransmissores, como a dopamina, que ativam o sistema de recompensa e nos fazem sentir bem.

Vamos a um exemplo. O que é melhor, pagar as compras e não receber nenhum benefício adicional, ou garantir que a empresa irá devolver 5% do valor gasto nas próximas compras? Sem dúvida, a segunda opção é mais interessante. Nos casos dos programas de fidelidade, a compensação pode ser tanto para o consumidor quanto para impulsionar o crescimento da empresa.

“A empresa que cria um grupo de benefícios gera um diferencial em relação à concorrência, reduz a perda de receita ou clientes (churn rate), aumenta o faturamento, melhora o relacionamento com o cliente e agrega mais valor à marca”, destaca Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, plataforma de gestão de benefícios e vantagens.

O CEO ressalta, no entanto, que formar um clube de benefícios exige uma série de etapas e que é muito difícil uma empresa criar um programa desses de maneira isolada. “É necessário buscar associados, criar políticas do tipo ganha-ganha e sustentar regras. Logo, é muito difícil que a empresa consiga fazer isso sozinha e repassar essas vantagens aos seus clientes”, completa.

Além disso, é fundamental ter indicadores para avaliar o clube de benefícios, que devem avaliar aspectos do clube, como resultados das parcerias, produtos disponibilizados, tipos de benefícios ofertados, qualidade do atendimento e usabilidade da plataforma.

É aí que entra um elemento imprescindível: a tecnologia. Uma plataforma de gestão de benefícios permite que a empresa tenha acesso a uma enorme rede de lojas parceiras que oferecem benefícios únicos e realmente valiosos, além de oferecer indicadores para avaliar se o programa está realmente sendo eficaz e correspondendo aos objetivos da empresa. “Uma plataforma já direcionada para esse tipo de campanha ajuda a alinhar a estratégia do programa ao perfil do consumidor e faz uma divulgação eficaz dos descontos, ofertas e promoções do clube para incentivar o engajamento dos participantes”, reforça Aluísio.

Personalização

Mais do que oferecer benefícios, um clube de benefícios precisa ser desenvolvido pensando em humanizar a relação com os consumidores. “Precisamos evitar tratar as pessoas como números. Elas querem calor humano, personalização do atendimento, atenção e cuidado”, reforça o CEO e completa:

“Valorizar o pós-venda, oferecer um bom suporte e manter canais abertos é essencial para encantar os clientes e despertar o interesse deles em fazer novas compras”.

Sobre a LeCupon

A Lecupon oferece uma solução completa, ajudando empresas no mercado B2B2C a criarem o seu próprio clube de vantagens. A plataforma conta com o desenvolvimento de aplicativo white label, carteira digital, cardápio de ofertas, painel de dados e assessoria para acompanhar o sucesso do cliente. Com uma rede de parceiros com mais de 25 mil marcas, a Lecupon oferece às empresas a possibilidade de trabalharem a fidelização da sua base por meio de uma transformação no relacionamento com os clientes.

Saiba mais: https://lecupon.com/