UiPath UiPath lança robô para processamento de documentos que combina RPA e inteligência artificial

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Segundo o Gartner, os departamentos financeiros de empresas poderiam economizar 25 mil horas de retrabalho provocados por erros humanos caso implementassem RPA (automação de processo robótico) em seus processos de relatórios financeiros. A economia seria ainda maior se a automação se estendesse a outras áreas e setores de atividade em que há grandes volumes de processamento de documentos, como recursos humanos (RH), seguros, bancos, saúde ou setor público, entre outros.

Visando atender a essa demanda de processamento de documentos de forma inteligente, a UiPath, empresa líder em RPA (robotic process automation) lançou nesta semana a solução UiPath Document Understanding que ajuda a acelerar a eficiência operacional de departamentos diversos, entregando resultados mais precisos. Como consequência, libera funcionários para tarefas mais estratégicas e menos repetitivas e melhora a experiência do cliente.

Os robôs aprendem a entender documentos – com a nova solução da UiPath, os robôs podem ler, extrair, interpretar e agir sobre os dados dos documentos usando inteligência artificial (IA). Os robôs funcionam, assim, como verdadeiros assistentes digitais que podem ser treinados para processar documentos, ler e usar aplicativos.

Para documentos com estrutura fixa, como formulários, passaportes ou licenças, basta criar regras ou modelos que funcionarão para milhares de documentos semelhantes sem necessidade de IA. Ao mesmo tempo, documentos com layouts variados ou sem estrutura fixa – como recibos, faturas ou currículos – exigem habilidades avançadas de IA que podem determinar automaticamente a localização dos dados, mesmo que o layout seja alterado.

Como a compreensão de documentos funciona – o UiPath Document Understanding emparelha RPA e IA, viabilizando automatizar processos complexos e cognitivos que geralmente são manuais. A nova tecnologia consegue lidar com detalhes complicados, como:

  • Vários documentos estruturados, como formulários
  • Uma grande variedade de documentos menos estruturados com layouts variados, por exemplo, faturas, recibos (incluindo os que possuem tabelas)
  • Manuscritos, assinaturas e caixas de seleção
  • Diferentes formatos de arquivo, como PDF, PNG, GIF, JPEG, TIFF, BMP etc.
  • Documentos digitalizados inclinados, rotacionados, independentes ou de baixa resolução

Além dos recursos nativos, é possível alavancar um ecossistema dinâmico de compreensão de documentos, complementado por outras tecnologias para processamento inteligente de documentos. Isso pode estender a estrutura do UiPath Document Understanding a uma imensa variedade de documentos, atendendo, portanto, a uma ampla gama de negócios.

O UiPath Document Understanding permite configurar com facilidade qual extrator de dados usar para um documento específico ou mesmo para campos individuais, viabilizando inclusive uma abordagem híbrida – indicada para documentos não estruturados, como contratos ou e-mails. Também é possível validar dados extraídos (nos casos em que a precisão é baixa ou há exceções de extração), usando o recurso Validation Station, disponível no UiPath Action Center. Um funcionário recebe uma notificação com uma solicitação para validar dados ou manipular exceções e resolver qualquer incerteza com alguns cliques.

O produto foi projetado para processamento inteligente de documentos nos fluxos de trabalho de automação de ponta a ponta. Integrado à plataforma UiPath, o UiPath Document Understanding pode ser usado para uma vasta gama de aplicações e negócios, economizando tempo e recursos no processamento manual de documentos. Além disso, ajuda a mitigar os riscos de erro humano. O resultado é uma conformidade aprimorada, menor tempo gasto pelos funcionários em retrabalho e prevenção de perdas.

“O UiPath Document Understanding tem um impacto positivo no crescimento da empresa, na experiência do cliente, no desempenho dos funcionários e na satisfação no trabalho”, afirma Sophia Sembai gerente de produto da UiPath.

Sobre a UiPath – A UiPath está liderando a era da “automação em primeiro lugar” – defendendo que haja um robô para cada pessoa e possibilitando que os robôs aprendam novas habilidades por meio da Inteligência Artificial (IA) e de machine learning (ML). Por meio de treinamento gratuito e aberto, a UiPath tem como compromisso levar habilidades da era digital a milhões de pessoas em todo o mundo, melhorando, assim, a produtividade e a eficiência dos negócios, o envolvimento dos funcionários e a experiência do cliente. A plataforma de Hyperautomation de processos de negócios da empresa combina a solução nº 1 de Automação de Processos Robóticos (RPA) com um conjunto completo de recursos que permitem a todas as organizações dimensionar operações de negócios digitais em uma velocidade sem precedentes. A empresa já automatizou milhões de tarefas repetitivas para empresas e organizações governamentais em todo o mundo, incluindo aproximadamente 50% das empresas listadas na Fortune 500. A UiPath foi recentemente reconhecida como a principal empresa do Deloitte’s 2019 Technology Fast 500, um ranking das empresas de tecnologia públicas e privadas mais rápidas da América do Norte e a terceira maior no ranking 2019 Forbes Cloud 100.