Tecnologia ultravioleta aliada à robótica pode eliminar vírus dos ambientes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

O mundo está em uma verdadeira guerra contra o coronavírus e, por isso, a limpeza de locais de grande circulação de pessoas passou a ser o centro das preocupações de empresários e gestores públicos em todo o mundo. Diante desse grande desafio, toda ajuda tecnológica é muito bem-vinda.

Assim, daqui pra frente, certamente você vai ouvir falar muito em irradiação germicida ultravioleta, que é a utilização de raios UVC, faixa do espectro eletromagnético eficaz na inativação de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, através da quebra das cadeias de DNA e RNA.

A UVTRONIC, empresa mineira fundada em 2005, apostou na junção entre a tecnologia robótica AMR (Autonomous Mobile Robot) e a radiação UVC para colocar no mercado uma linha de soluções para desinfecção rápida do ar e superfícies em diversos ambientes.

O destaque da linha é o Hygis, um sistema composto por lâmpadas ultravioletas germicidas de alta potência que pode ser utilizado em hospitais, quartos de hotéis, shoppings, fábricas, escritórios, aviões, aeroportos, entre outros ambientes.

Conforme explica o fundador e diretor executivo da empresa, Evandro Martins, o sistema pode ser operado pela própria equipe do cliente, em complemento aos processos de limpeza já adotados. “Em primeiro lugar, nós mapeamos o ambiente utilizando um sensor LIDAR (Light Detection And Ranging) e inserimos essas informações no sistema do Hygis. Assim, ele estará pronto para percorrer sozinho todo o local, emitindo a sua luz UVC que purifica o ar e as superfícies, inclusive contornando qualquer obstáculo que esteja no local, sem depender da intervenção de pessoas”, conta. O Hygis também possui alertas de voz e luminosos durante sua operação. Quando a bateria está baixa, o equipamento se dirige automaticamente à central de recarga.

O setor hospitalar é o que mais tem procurado o Hygis, como uma forma de reduzir seus índices de infecção hospitalar, sobretudo agora em tempos de coronavírus. Além disso, diante da alta demanda, essas instituições de saúde se preocuparam muito, por exemplo, em gastar menos tempo na liberação de leitos para novos pacientes. “O Hygis ajuda muito nessa tarefa e garante uma maior proteção para os pacientes, equipe médica e equipe de limpeza. Além disso, como o uso do equipamento Hygis, o processo de desinfecção está livre a falhas humanas e é realizado de forma padronizada”, conta.

Tecnologia robótica + radiação UVC

Todas as bactérias e vírus testados até o momento são eliminados por radiação UVC, incluindo os coronavírus.

São vantagens do Hygis:
Mais seguro e confiável que a desinfecção manual
Elimina os vírus no ar e nas superfícies
Não utiliza produtos químicos
Funcionamento autônomo
Controle via celular e tablet
Promove desinfecção em larga escala.
Além disso, os interessados podem obter mais informações no site: www.hygis-uv.com.br

A UVTRONIC
Fundada em 2005, a UVTRONIC oferece uma ampla linha de soluções e equipamentos de alto desempenho para aplicações industriais. A empresa está se preparando para lançar no mercado três novos produtos para redução da carga viral em ambientes, com base na radiação UVC.

Um deles é o Hygis Air, uma luminária de desinfecção do ar para elevadores, clínicas odontológicas, bares restaurantes, academias etc. Outra novidade é o Hygis Wall, um sistema móvel para desinfetar mesas em restaurantes, bares ou praças de alimentação. Já o Hygis Totem é um equipamento de autoatendimento que oferece serviços como desinfecção de máscaras e medição de temperatura corporal.