Tecnologia NetApp ajuda a Agência Espacial Europeia a criar o primeiro mapa 3D do universo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

A Agência Espacial Europeia (ESA), uma organização intergovernamental que molda a capacidade espacial da Europa, está trabalhando com especialistas em gerenciamento de dados da NetApp para ajudar a armazenar a enorme quantidade de dados coletados atualmente e durante os últimos 30 anos de exploração espacial. Os dados armazenados são provenientes de missões da ESA ao sistema solar e da frota de observadores cósmicos da ESA.

Devido à tecnologia NetApp, a ESA criou o portal de arquivos científicos, em que são armazenadas as grandes quantidades de dados científicos obtidos por suas missões científicas espaciais e que podem ser acessadas gratuitamente online pela comunidade científica mundial e, em geral, por qualquer pessoa interessada. Com cerca de 18 mil visitas por mês, esse portal, que contém petabytes de dados, representa uma “biblioteca do universo”, como recurso gratuito e especializado, que ajuda os cientistas a esclarecer e encontrar respostas para os mistérios do universo.

A ESA realiza missões de exploração, monitorando o sistema solar, o universo, incluindo o nosso próprio planeta, e depois compartilha as suas descobertas com cientistas e outros clientes em todo o mundo, para análise e como base para futuras explorações. Esses dados são usados, não só para mapear outras galáxias, mas também, por exemplo, para mapear a devastação causada na superfície da Terra por catástrofes naturais ou guerras humanas, bem como para ajudar os serviços de emergência a localizar sobreviventes.

Em 2013, a ESA lançou Gaia, uma missão de astronomia espacial para construir o maior mapa tridimensional da nossa galáxia, mediante o estudo de quase dois bilhões de objetos. Esses dois bilhões de objetos representam apenas 1% das estrelas da Via Láctea. Esse projeto observa e registra aproximadamente 70 milhões de estrelas por dia e produz 10.000 vezes mais dados do que as missões anteriores, até 1 petabyte no final da missão, que são somados aos enormes arquivos de ciência espacial da ESA, cujo tamanho segue crescendo.

“Nossa comunidade e os cientistas do mundo precisam poder acessar os dados contidos em nossos arquivos científicos de maneira rápida e fácil e obter o valor máximo deles. Esses especialistas confiam em nossos arquivos para suas pesquisas científicas, descobertas e publicação de artigos científicos. Esse é um ótimo exemplo de como a tecnologia e a ciência, trabalhando juntas, foram capazes de criar nossa maravilhosa biblioteca digital do universo”, afirma Rubén Álvarez Timón, diretor de Tecnologia da Agência Espacial Europeia.

“Para gerenciar e incorporar a grande quantidade de dados gerados por cada missão espacial da ESA, cada exploração, cartografia e monitoramento de dados atuais e históricos, e compartilhá-los com cientistas de em todo o mundo, a ESA precisa de um sistema de gerenciamento de dados simples, seguro, confiável e acessível. A ESA aproveita as soluções de armazenamento flash híbridas da NetApp e o sistema operacional NetApp ONTAP para garantir a acessibilidade aos dados com uma abordagem de serviço. Além disso, permitem que a ESA incorpore dados de cada nova missão, o que exige cada vez mais gerenciamento de dados”, destaca Marcos Gaspar, District Manager da NetApp Brasil.

Sobre a NetApp

A NetApp é uma empresa multinacional de software focada em nuvem e centrada em dados que ajuda as organizações a liderarem por meio de dados na era da transformação digital acelerada. A empresa oferece sistemas, software e serviços em nuvem que permitem aos clientes otimizar o desempenho de suas aplicações, do data center à nuvem, seja desenvolvendo na nuvem, migrando para a nuvem ou criando sua própria experiência semelhante à nuvem on-premises. Com soluções que funcionam nos mais diversos ambientes, a NetApp ajuda as organizações a construírem seu próprio Data Fabric e proporcionar a entrega segura dos dados, serviços e aplicações para as pessoas adequadas, a qualquer momento e em qualquer lugar. Saiba mais em www.netapp.com ou siga-nos no Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.

NETAPP, o logotipo NETAPP e as marcas listadas em www.netapp.com/TM são marcas registradas da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas registradas de seus respectivos proprietários.

Sobre a Agência Espacial Europeia

A ESA é uma organização intergovernamental criada em 1975 com a missão de moldar o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa e garantir que o investimento no espaço beneficie os cidadãos da Europa e do mundo. A ESA tem 22 Estados Membros. Ao coordenar os recursos financeiros e intelectuais dos seus membros, a ESA pode realizar programas e atividades muito além do alcance de um único país europeu. Em particular, colabora com a UE na execução dos programas Galileo e Copérnico, bem como com a Eumetsat para o desenvolvimento de missões meteorológicas. Mais informações sobre a ESA em www.esa.int