Supermercados adotam aplicativos de ofertas para impactar consumidores durante a quarentena

por | jun 18, 2020 | Tendências | 0 Comentários

Desde o início das recomendações de isolamento social, uma parcela do varejo tem acelerado sua entrada no meio digital. Um desses setores é o supermercadista que, além do e-commerce, tem buscado outros meios de trazer benefícios aos seus clientes que preferem fazer as compras presencialmente. Uma dessas ferramentas são os aplicativos de ofertas para smartphones que substituem os tabloides impressos. A DMCard disponibiliza essa tecnologia às suas redes parceiras e viu crescer muito a busca pela implantação nas lojas e também o uso pelo cliente final para planejar suas compras.

Mais de 100 mil usuários já se inscreveram na plataforma e puderam contar com mais de 2 mil campanhas (uma campanha pode conter diversos produtos em oferta). No momento, a administradora de cartões de crédito e especialista em varejo e sistemas de pagamento trabalha no desenvolvimento de novos aplicativos para 14 redes supermercadistas. Até abril, eram 28 redes que adotavam a ferramenta, ou seja, em um curtíssimo espaço de tempo o crescimento será de 50%.

“O aplicativo de ofertas é algo comum nas gigantes do varejo. O que podemos observar agora é uma corrida das pequenas e médias redes na busca por essa tecnologia. Além de acelerar o processo de digitalização dos serviços, ao oferecer ao seu cliente os mesmos benefícios que os grandes players, esse varejista empodera-se na concorrência pelo bolso do consumidor em um momento importante, quando os gastos se tornam cada vez mais racionais”, explica Sandra Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard.

Estimulado exatamente por este gasto mais racional em um cenário econômico que mostra um futuro tão incerto, que o consumidor acaba buscando melhores preços, e de preferência no varejo de sua vizinhança. De janeiro até o início de maio, o número de usuários ativos dos aplicativos de ofertas em redes parceiras da DMCard cresceu 53 %, passando de pouco mais de 68 mil para quase 105 mil clientes.

“O isolamento acabou atraindo esse consumidor para o supermercado mais próximo de sua casa, o que já acaba beneficiando as redes menores e lojas de bairro. Porém, o preço ainda é um fator importante na decisão de compra e, por isso, o crescimento do interesse nos aplicativos de ofertas cresceu tanto”, destaca Sandra.

Como funcionam os aplicativos da plataforma DMOfertas

A plataforma DMOfertas foi desenvolvida para disponibilizar ao varejo a possibilidade de adotar um aplicativo de ofertas próprio e enfrentar sua concorrência de igual para igual, mesmo se esse concorrente for um dos gigantes do setor. Por meio dele, o supermercado impacta seu consumidor com campanhas de preço que, ao serem ativadas, criam um voucher a ser utilizado no ato do pagamento da compra.

O aplicativo é criado respeitando toda a comunicação visual da marca do supermercado que, por meio de um portal totalmente intuitivo, pode elaborar e cadastrar as campanhas de ofertas quantas vezes quiser e sem limite de produtos. Os clientes baixam a aplicação na App Store ou na Play Store, fazem seu cadastro e ativam as ofertas que têm interesse.

Rede Paulistão Supermercados chega a 6,5 mil usuários ativos em 15 dias

No grupo dos que adotaram um aplicativo de ofertas recentemente está o Paulistão Supermercados, uma rede que atua em 20 cidades do interior de São Paulo com 27 lojas. Após apenas 15 dias de atividade do aplicativo de ofertas Meu Paulistão, a rede já contava com 6,5 mil usuários ativando e aproveitando as ofertas disponíveis, já figurando entre as 5 redes parceiras da DMCard com maior número de usuários frequentes. Atualmente, a rede já conta com 12 mil usuários ativos e 14 mil downloads.

“Com a quarentena, nós adotamos algumas ações para ter o menor reflexo possível nas vendas, por exemplo, disponibilizamos a compra à distância pelo WhatsApp. Para conseguir impactar ainda mais nossos clientes, solicitamos a ajuda da DMCard na implantação do nosso aplicativo de ofertas, que batizamos de Meu Paulistão. Com ele, conseguimos criar campanhas, atrair o consumidor à loja e manter sua fidelidade e engajamento conosco”, conta Natanael Fructuoso do Marketing do Paulistão Supermercados.

A tecnologia ainda ajuda o varejo a entender o comportamento de seu consumidor, como também lembra Natanael. “Com o uso do aplicativo ainda conseguimos recuperar informações que seriam impossíveis apenas com o jornal de ofertas. Por exemplo, conseguimos saber se no momento o consumidor está mais sensível ou não ao preço, qual categoria ele tem mais interesse em utilizar cupons de desconto, entre outras informações que podem nos dar suporte nas decisões estratégicas de marketing”.

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