Startup triplica número e economiza 60 milhões de litros de água com lavagem ecológica de frotas em 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Um carro comum gasta, em média, de 300 a 500 litros de água em uma lavagem com mangueira. Já para fazer o mesmo procedimento em uma van é usado de 600 a 800 litros enquanto para deixar um caminhão limpo esse número pode chegar a 1.500 litros. Porém, com a lavagem ecológica realizada pela Wash Me, esse consumo diminui para: 400 ml, 1 litro e 3 litros, respectivamente.

E foi assim que a startup de gestão de lavagem ecológica de frotas bateu mais de 60 milhões de litros de água economizados em 2022, número três vezes maior que o de 2021, quando a Wash Me economizou 21 milhões de litros. “Esse número é resultado de muito empenho e luta diária de toda nossa equipe e de nossos clientes que confiam no nosso trabalho e causa”, afirma João Salvatori, CEO da startup. “ 

A Wash Me já conta com mais de 205.511 serviços de lavagem realizados nos dois últimos anos e, além da economia de água, evitou a emissão de 34.3 toneladas de CO2. “O mundo está cada vez mais consciente das questões ambientais e o compliance das empresas, assim como seus investidores, estão buscando formas de se adaptar a essa realidade, que já não é mais uma escolha. Neste contexto, a Wash Me vem conseguindo escalar, oferecendo um serviço necessário, que é a lavagem e higienização das grandes frotas, economizando mais de 90% de água e reduzindo a emissão de CO2”, completa  o executivo.  

Na ponta financeira, o modelo também vem se provando: a startup saltou de um faturamento de R$160 mil em 2020 para mais de R$10 milhões em 2022, um crescimento no volume de faturamento de mais de 5.000%. Atualmente, a startup atende cerca de 15 grandes empresas e conta com mais de 200 colaboradores. Entre as empresas atendidas pela startup estão nomes como Creditas Auto, Movida, Localiza, Sem Parar, CCR, além de diversas transportadoras que atendem uma das maiores cervejarias do mundo. 

Como funciona o serviço

A lavagem ecológica consegue utilizar, em cada veículo, apenas um copo d’água, ou seja, 400ml. Os produtos aplicados são sempre biodegradáveis e específicos para cada parte do automóvel, desde as lanternas até os assentos. Outro ponto alto do serviço é o sistema “delivery”, no qual a lavagem é realizada no lugar de estacionamento dos veículos. 

Omar Selem, Diretor de Operações (COO), ressalta que esse é um diferencial importante: “Além da falta de praticidade, levar um carro até o lava-rápido tem um custo por si só. Para pessoas físicas pode não parecer muito, mas para frotas de dezenas e até centenas de veículos, as pequenas viagens se acumulam. Conseguimos eliminar esse custo”, finaliza.

Sobre a Wash MeA Wash Me é uma startup especializada em gestão de lavagem e estética automotiva para frotas, com foco na Lavagem Ecológica — utilizando uma quantidade muito reduzida de água e produtos biodegradáveis —, e também no atendimento B2B. O serviço é personalizado e adaptável ao local de estacionamento dos veículos, que podem ser carros, motos, caminhões ou ônibus. A empresa atende todos os tamanhos de frotas. 

A técnica de Lavagem Ecológica da startup é até 100 vezes mais econômica do que as tradicionais e já economizou mais de três milhões de litros de água. Ao atender empresas, ela colabora na agenda ESG e reduz os custos recorrentes da companhia. Com três anos de existência, a Wash Me atua a nível nacional, atendendo diversas cidades em 18 estados diferentes. Entre seus clientes, há também nomes de peso, como: Creditas Auto, Movida, Localiza, Sem Parar, CCR, além de diversas transportadoras que atendem uma das maiores cervejarias do mundo.