Startup lança adega compartilhada e planeja faturar R$20 milhões em 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais


Segundo dados da Associação Brasileira de Sommeliers, o consumo de vinho teve aumento de 72% durante a pandemia da Covid-19. Aliado a esse dado e ao isolamento social deste ano, a startup curitibana market4u, maior rede de mercados autônomos do Brasil, acaba de lançar a wine4u – uma adega, autônoma e inteligente, dentro de condomínios. Atualmente, já são 120 unidades somente na capital paranaense, e mais 100 em todo Brasil, tornando-se a maior loja, em número de unidades, do segmento no país. “Imagine ter à disposição uma adega com mais de 200 rótulos diferentes, com seleções que mudam a cada estação, e ainda sommeliers disponíveis para dar dicas de harmonização. Foi esse nicho de mercado que enxergamos, e o melhor: ninguém precisa fazer um aporte grande para colocar o estoque em casa – ele fica à disposição para quando quiser e precisar a poucos passos de distância”, explica o CEO do market4u, Eduardo Córdova.

A seleção é sazonal, de acordo com a estação do ano. Por exemplo, no verão, a prioridade são vinhos brancos, rosés e espumantes. Além disso, as escolhas levam em consideração o perfil dos moradores, assim como histórico de compras. Os valores das garrafas variam de R$30 a R$200 e também são ótimas sugestões de presentes de última hora – as embalagens de presente estarão disponíveis em cada ponto de venda.

A adega é destravada por meio do aplicativo, somente para maiores de 18 anos, e o pagamento feito por lá também. “O sistema é inteligente e consegue avaliar o perfil de consumo dos usuários, abastecendo a geladeira com os rótulos mais vendidos, uvas e safras preferidas”, completa Córdova.

 A wine4u projeta abrir 1000 unidades em 2021, com faturamento médio anual de R$20 milhões.