Startup desenvolve marketplace de serviços com foco em empreendedorismo feminino

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Resolver problemas simples de forma rápida, eficaz e ainda gerar um grande impacto social. Essa é a proposta da Olhi, startup que oferece um verdadeiro marketplace de serviços diversos, com foco no empreendedorismo feminino, e num formato inovador de atendimentos individuais, online e em apenas 15 minutos. A missão é conectar quem quer aprender com quem sabe ensinar.

Fundada em 2021, durante a pandemia, a empresa nasceu com a proposta de oferecer renda especialmente às mulheres, que costumam ser grandes especialistas em solucionar pequenas dificuldades do dia a dia, como tirar manchas de uma roupa, preparar um prato especial ou cuidar de uma planta. “Pesquisas mostram que as mulheres são responsáveis pela renda de quase 50% dos lares brasileiros. Percebemos a oportunidade de valorizar o conhecimento adquirido, oferecendo uma possibilidade de renda adicional para elas”, lembra a CEO, Stefanie Schmitt.

Baseada na economia do cuidado, a empresa vem despertando cada vez mais interesse de prestadores de serviços, usuários e até investidores. Financiada com capital próprio dos três sócios – Stefanie Schmitt, Julie Maciel e Felipe Moreira – a startup recebeu, recentemente, um aporte de R$ 100 mil em uma rodada de investimentos. O dinheiro vem sendo utilizado para melhorar a plataforma, que está disponível nas versões mobile e desktop, nos formatos Android e IOS.

Até o momento, a empresa conta com mais de 50 prestadores de serviços, sendo a maioria de mulheres, que oferecem dicas nas áreas de beleza, alimentação, saúde mental, negócios e utilidades domésticas. O grande diferencial é que todos os profissionais passam por um processo de curadoria, onde a startup avalia sua competência antes de disponibilizar seus serviços. “Há muita informação gratuita disponível na internet, mas uma resposta que vai direto no ponto é muito difícil. Por isso, fazer um processo de validação dos profissionais é o que nos permite oferecer um serviço que responde exatamente o que o usuário precisa”, destaca Julie Maciel, COO.

Os atendimentos, de apenas 15 minutos, têm um valor fixo de R$ 22, sendo que o profissional recebe R$ 15, o equivalente a R$ 1 por minuto. O restante fica com a plataforma, que oferece, ainda, serviços como automatização de agenda, secretariado, controles financeiros e até assessoria de gestão e marketing. “Normalmente, o profissional que está começando a empreender precisa de ferramentas que facilitem seu trabalho”, explica Felipe Moreira, CFO.

Com o tempo, a plataforma notou a necessidade de oferecer outros formatos de atendimento, com mais tempo, como é o caso das terapias, oferecidas por psicólogos e terapeutas diversos. Então, foram criados pacotes especiais, onde são oferecidos atendimentos mais longos e serviços de gestão de negócios em troca de um percentual do valor recebido pelo profissional.

Em meio a tamanhas conquistas em apenas dois anos de atuação, as expectativas para 2023 são ainda maiores. A meta é que, até o final deste ano, a Olhi conte com um portfólio de 500 profissionais e 3000 usuários. “Nosso maior objetivo é causar impacto positivo tanto para quem oferece o atendimento quanto para quem recebe. Queremos contribuir para a reprodução da economia do cuidado, mostrando que é possível gerar resultados positivos, especialmente para as mulheres”, finaliza a CEO.

Sobre a Olhi:

Criada em 2021, a Olhi é um marketplace de serviços do cuidado destinado a empreendedoras femininas, conectando quem quer aprender com quem sabe ensinar. Através de um atendimento personalizado e exclusivo com especialistas de segmentos variados, pretende promover mudanças comportamentais que erradiquem desigualdades e promovam o crescimento econômico dos negócios.