Startup deseja quebrar o “muro da maternidade” e recolocar 1000 mães no mercado de trabalho

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Hoje a principal barreira na empregabilidade e na projeção profissional das mulheres no mercado de trabalho, está relacionado com a maternidade. Um levantamento feito pela parentsIN mostrou que mulheres com filhos/as tinham 79% menos probabilidade de serem contratadas e apenas metade delas teriam chances de serem promovidas. Mesmo mantendo níveis de desempenho superiores e ambição em relação a carreira acima da média.  

Foi sabendo da existência desse “muro da maternidade” que nasceu o MOMsIN, parte de uma trilha de soluções de gestão integrada da startup parentsIN, que possui como objetivo revolucionar a maneira na qual empresas se comunicam com mulheres com filhos/as de ponta a ponta.

O MOMsIN foi gestado durante a participação parentsIN no Batch #7 do Programa de Aceleração de Startup da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e a empresa foi recentemente finalista do Prêmio WEPs, realizado pelo Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios – uma parceria entre ONU Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o financiamento da União Europeia.

“A maternidade impacta a carreira de 100% das mulheres: as que têm filhos, as que planejam ter filhos e até mesmo as que não querem ter filhos. Todas, em algum momento, seja no processo seletivo ou no plano de desenvolvimento individual, serão questionadas sobre a maternidade. Por isso, estruturamos essa trilha de soluções para busca acabar com esta penalidade e tornar a maternidade um valor e nunca mais uma barreira na carreira profissional das mulheres”, comenta Dani Scalco, fundadora da ParentsIN.

A trilha de soluções criada por Scalco começa com o MOMsIN, o programa para conectar empresas que buscam fortalecer o funil de lideranças femininas e mulheres que estão retornando de interrupções na carreira relacionadas à maternidade.

A base de profissionais cadastradas aumenta a uma taxa de 145% ao mês e está formada principalmente por profissionais que investiram pesadamente na carreira e com alto potencial de liderança, metade delas estavam em posições de gerência quando pausaram. A parentsIN acompanha as profissionais com mentorias para fortalecimento de sistemas de apoio ao cuidado, upskilling e preparação de entrevista para que voltem altamente competitivas e arrasem nos processos seletivos.

A meta do MOMsIN é trazer de volta para às empresas 1000 mães até o final de 2024. Dani reforça que o trabalho da marca não é fazer apenas um recrutamento tradicional, mas sim, humanizar o diálogo entre a empresa e a profissional. “Além de abrir portas, queremos que as profissionais decolem junto às empresas. Pensamos em pessoas, conectamos pessoas e conectamos valores”, pontua.

Para Scalco o MOMsIN está no mercado para revolucionar os processos seletivos tradicionais que tanto desestimulam as mulheres, mães e profissionais com perfil diverso para tornar a maternidade um diferencial competitivo e um valor, nunca mais uma barreira.

“Por isso, buscamos trabalhar de forma muito próxima às empresas para inovarem na maneira na qual se comunicam com este perfil de profissionais, para repensar estratégias de atração e sourcing, sensibilizando sobre a penalidade da maternidade e a valorização do trabalho do cuidado e seu impacto sobre a empregabilidade das mulheres”, finaliza.

A parentsIN trabalhou com empresas como Loft, Sanofi, Netflix, Beta Learning, Melhor Taxa e empresas do Grupo Raccoon pertencentes ao aglomerado MightyHive e recentemente fechou uma parceria de 3 meses com a AmbevTech, braço de inovação da AMBEV, uma das maiores empresas por capitalização de mercado no Brasil e no hemisfério sul, para prospectar profissionais com o MOMsIN.

De acordo com Leticia Schmidt, Analista de Gente e Gestão da AmbevTech, “Pensar em diversidade no recrutamento e seleção é fundamental para o crescimento de qualquer instituição, seja ela qual for a finalidade e por isso, todo o time está animado pelo início dessa jornada ParentsIn e Ambev Tech para crescer nosso time pensando cada vez mais em pluralidade dentro das nossas estruturas de negócios”.

“Estamos muito felizes em contar com o engajamento da Ambev Tech na meta #1000MOMsBack. A parentsIN está dando os primeiros passos, mas com uma meta de impacto social ambiciosa e ter empresas como a AmbevTech engajadas é um sinal que estamos no caminho certo e que trazer de volta às empresas estas profissionais que investiram pesadamente nas carreiras e pausaram para cuidar das crianças, valorizando o capital humano do futuro é estratégico para a sociedade e também para os negócios”, comenta.

Para conhecer mais sobre a parentsIN e o MOMsIN acesse https://parentsin.co/