Startup cria tecnologia para auxiliar gestão de escolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

A expansão do ensino remoto, intensificada durante a pandemia da Covid-19, trouxe aos gestores de instituições educacionais um desafio: encontrar soluções tecnológicas que conciliassem as demandas da área administrativa com as essencialmente pedagógicas. Afinal, em muitos momentos ambas se cruzam. Por exemplo, nos processos de rematrículas, provas e processos de seleção.

O empreendedor Leandro Scalabrin, fundador e CEO de uma das cinco maiores empresas de softwares de gestão educacional do Brasil, o JACAD, de Medianeira, oeste do Paraná, sublinha que essa especificidade demanda do mercado de tecnologia da informação (TI) habilidades e competências únicas. Os softwares precisam conter soluções para a gestão financeira, contábil e de recursos humanos, indispensáveis para a sustentabilidade da empresa. Ao mesmo tempo, o gestor escolar deve oferecer a estudantes e professores sistemas voltados ao processo de ensino-aprendizagem.

“As soluções entre o administrativo e o pedagógico devem se integrar”, pontua o especialista, acrescentando outra particularidade: a área de educação é constituída de instituições com personalidades jurídicas, também com especificidades distintas, do ponto de vista da gestão. “A tecnologia pode e deve auxiliar na gestão de escolas privadas. ”

Uma desenvolvedora de um dos softwares mais reconhecidos no mercado, o JACAD. Um dos diferenciais da solução está justamente na inter-relação proporcionada entre o administrativo e o pedagógico. “É, de fato, um ERP [Enterprise Resource Planning ou “Sistema de Gestão Integrado”] educacional, porque dispõe de funcionalidades para todas as demandas de uma instituição de ensino”, assinala.

Matrícula e rematrícula on-line, aceite de contrato também on-line, diploma digital, mural de notas, controle de frequência e galeria de cursos e eventos estão entre as funcionalidades do JACAD que tanto atendem estudantes e professores, numa ponta, como a equipe de administração escolar, na outra.

Por outro lado, recebimento de Pix, gateway de pagamentos, acordos on-line, gestão de bolsas e convênios, de estoques e compras e integração contábil estão entre os recursos diretamente ligados às atividades-meio – como setores financeiro e contábil.

Ainda entre as funcionalidades que são utilizadas pelo corpo docente e discente e fundamentais para a parte administrativa estão as ferramentas de exercícios e de provas on-line – incluindo as de processos seletivos e vestibular. Para estas, foram desenvolvidos mecanismos que garantem lisura e segurança.

“O recurso dá autonomia ao professor para que ele defina e elabore a prova. Já o aluno tem a facilidade de realizar a prova de qualquer lugar, com controle do tempo, da quantidade de questões e até o resultado imediato das questões objetivas. Uma funcionalidade ‘anticola’ – a prova é feita em tela cheia, impedindo o acesso a outros programas e arquivos – assegura a qualidade e a credibilidade”, explica Scalabrin. “Tudo integrado à secretaria e gestão da instituição.”

Também há a possibilidade de integrar o JACAD a outras plataformas educacionais, consolidadas no mercado, como Moodle, Senior, Blackboard Open LMS, Saraiva, conforme ressalta o CEO da empresa. “São plataformas adotadas por instituições de todos os níveis de ensino”.

Atualmente, o JACAD é utilizado em todo o Brasil (em 22 unidades da federação) por mais de 500 mil alunos e 40 mil professores. A empresa atende 5% do mercado de educação no país.