Startup cria tecnologia para auxiliar gestão de escolas

por | abr 29, 2022 | Noticias, Sem categoria

A expansão do ensino remoto, intensificada durante a pandemia da Covid-19, trouxe aos gestores de instituições educacionais um desafio: encontrar soluções tecnológicas que conciliassem as demandas da área administrativa com as essencialmente pedagógicas. Afinal, em muitos momentos ambas se cruzam. Por exemplo, nos processos de rematrículas, provas e processos de seleção.

O empreendedor Leandro Scalabrin, fundador e CEO de uma das cinco maiores empresas de softwares de gestão educacional do Brasil, o JACAD, de Medianeira, oeste do Paraná, sublinha que essa especificidade demanda do mercado de tecnologia da informação (TI) habilidades e competências únicas. Os softwares precisam conter soluções para a gestão financeira, contábil e de recursos humanos, indispensáveis para a sustentabilidade da empresa. Ao mesmo tempo, o gestor escolar deve oferecer a estudantes e professores sistemas voltados ao processo de ensino-aprendizagem.

“As soluções entre o administrativo e o pedagógico devem se integrar”, pontua o especialista, acrescentando outra particularidade: a área de educação é constituída de instituições com personalidades jurídicas, também com especificidades distintas, do ponto de vista da gestão. “A tecnologia pode e deve auxiliar na gestão de escolas privadas. ”

Uma desenvolvedora de um dos softwares mais reconhecidos no mercado, o JACAD. Um dos diferenciais da solução está justamente na inter-relação proporcionada entre o administrativo e o pedagógico. “É, de fato, um ERP [Enterprise Resource Planning ou “Sistema de Gestão Integrado”] educacional, porque dispõe de funcionalidades para todas as demandas de uma instituição de ensino”, assinala.

Matrícula e rematrícula on-line, aceite de contrato também on-line, diploma digital, mural de notas, controle de frequência e galeria de cursos e eventos estão entre as funcionalidades do JACAD que tanto atendem estudantes e professores, numa ponta, como a equipe de administração escolar, na outra.

Por outro lado, recebimento de Pix, gateway de pagamentos, acordos on-line, gestão de bolsas e convênios, de estoques e compras e integração contábil estão entre os recursos diretamente ligados às atividades-meio – como setores financeiro e contábil.

Ainda entre as funcionalidades que são utilizadas pelo corpo docente e discente e fundamentais para a parte administrativa estão as ferramentas de exercícios e de provas on-line – incluindo as de processos seletivos e vestibular. Para estas, foram desenvolvidos mecanismos que garantem lisura e segurança.

“O recurso dá autonomia ao professor para que ele defina e elabore a prova. Já o aluno tem a facilidade de realizar a prova de qualquer lugar, com controle do tempo, da quantidade de questões e até o resultado imediato das questões objetivas. Uma funcionalidade ‘anticola’ – a prova é feita em tela cheia, impedindo o acesso a outros programas e arquivos – assegura a qualidade e a credibilidade”, explica Scalabrin. “Tudo integrado à secretaria e gestão da instituição.”

Também há a possibilidade de integrar o JACAD a outras plataformas educacionais, consolidadas no mercado, como Moodle, Senior, Blackboard Open LMS, Saraiva, conforme ressalta o CEO da empresa. “São plataformas adotadas por instituições de todos os níveis de ensino”.

Atualmente, o JACAD é utilizado em todo o Brasil (em 22 unidades da federação) por mais de 500 mil alunos e 40 mil professores. A empresa atende 5% do mercado de educação no país.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This