Startup brasileira do setor automotivo é uma das selecionadas pelo Google para o Black Founders Fund

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

OCTA, empresa brasileira que transforma a cadeia automotiva em economia circular, foi uma das selecionadas, na quinta-feira (16) pelo Google for Startups, para o Black Founders Fund, iniciativa que investe recursos financeiros, sem qualquer participação societária, em startups fundadas e lideradas por negros no Brasil. O Google vai investir cerca de R$8,5 milhões em startups durante cerca de 18 meses, o valor vai ser investido em empresas que estejam buscando investimentos em estágio pré-seed e seed.

A startup foi co-criada pela Fisher, líder e referência em Venture Building no país. A OCTA é uma empresa que transforma a cadeia automotiva em economia circular, criando pontes entre pessoas e empresas que possuam veículos que por algum motivo não cumprem mais com a sua função, sendo eles inativos, batidos, queimados ou sucateados, direcionando-os para os centros de desmontagem veicular, responsáveis por fazer o desmonte adequado com boas práticas técnicas, levando ao consumidor final peças que cumprem um padrão de qualidade e preço acessível. Segundo a empresa, apenas 0,5% da frota nacional é convertida em veículo em final de vida, enquanto países mais maduros na reciclagem automotiva elevam esse número para 4% a 5% da frota anualmente.

O objetivo da Octa é criar um novo mercado no Brasil para desviar o atual consumo de peças em desmanches ilegais para empresas comprometidas com boas práticas, gerando benefícios para a economia, segurança pública e meio ambiente. A startup realiza isso, por meio da venda ativa de veículos para centros de desmontagem e está desenvolvendo a frente de venda de peças usadas ao mercado, buscando fechar a circularidade do frotista ainda neste semestre. 

Esse é o segundo investimento da Octa. Em 2021, a startup recebeu R$1 milhão em sua primeira rodada (pré-seed), composta apenas por pessoas físicas. O Google é o primeiro investidor institucional, a empresa não pede contrapartidas ou participação para esse investimento.

“A Octa é fruto de um propósito muito claro de criar impacto positivo no Brasil em questões sociais e ambientais e foi construída para que sua cultura refletisse essa visão. Ter nossos clientes, parceiros e investidores abraçando esse posicionamento e o Google chancelando a jornada, não apenas nos dá orgulho e aumenta nossa responsabilidade, mas também demonstra como os negócios de impacto são uma forte tendência e que o mercado está reconhecendo seu potencial prático” revele Arthur Rufino, CEO da Octa.

Além do investimento, a Octa vai receber créditos em produtos do Google e em paralelo a startup terá acesso à uma rede de mentores para ajudar a endereçar seus desafios. Além disso, pode ser uma das selecionadas para participar dos outros programas realizados pelo Google for Startups no Brasil, como Growth Academy e Google for Startups Accelerator.

“O Google Black Founders Fund é um agente extremamente importante de inclusão e diversidade, elementos chave para o amadurecimento do ecossistema de empreendedorismo. Criamos a Octa com a visão de romper o setor automotivo com circularidade, proporcionando também inclusão e desenvolvimento social. Ter a chancela do Google atesta que estamos dando os primeiros passos neste sentido. Estamos muito honrados e contentes em ter a Octa selecionada pelo Google Black Founders Fund e participar do Google for Startups”, diz Daniel Oelsner, executivo da Fisher.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse http://goo.gle/blackfoundersfundbrasil 

Sobre a Octa

Octa é uma empresa que transforma a cadeia automotiva em economia circular, por meio de soluções digitais que visam profissionalizar o setor de desmontagem veicular facilitando a reciclagem e o acesso a peças usadas de pessoas e empresas. 

Sobre o Google for Startups

Google for Startups é a iniciativa do Google para dar suporte a startups e ajudá-las a crescer em qualquer lugar do mundo. Reunimos os melhores recursos, produtos, boas práticas e conexões do Google para que as startups possam construir produtos e serviços ainda melhores.