Situação financeira x Suicídio. Fintech faz campanha de prevenção

por | set 10, 2021 | Noticias | 0 Comentários

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida. No Brasil, a cada 46 minutos, uma pessoa tira a própria vida. Os números são alarmantes, ainda mais levando em conta o cenário pandêmico que vivemos. Desde 2003, todo dia 10 de setembro, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), promove o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A campanha Setembro Amarelo, no entanto, reforça a importância de cuidar da saúde mental, para evitar que mais pessoas tirem suas vidas, ao longo de todo o mês.

E a ConsigaMais+, fintech de crédito consignado privado, mais um ano, dá força à essa luta. Para chamar atenção para o assunto, conversou com Adriana Paula Santos Souza, que perdeu o marido para os problemas financeiros há quatro anos. Mãe de três filhos, ela decidiu dividir com as pessoas o que viveu em uma tentativa de ajudar quem pode estar em situação semelhante. “Hoje eu paro e penso: a gente conversava sobre tanta coisa. E tinha solução. Tudo tem solução. Tudo é diálogo, tudo é conversa”.

Embora passados alguns anos seja mais fácil identificar os sinais que foram dados, Adriana revela que na época não percebeu o que estava acontecendo. A família tinha viajado para a Disney meses antes, tinha passado um Réveillon na praia e ela mesma tinha acabado de fazer uma cirurgia plástica. “Se eu soubesse que ele estava com problemas, não teríamos feito nada disso”. Desempregada atualmente, ela se esforça para que a perda do marido não tenha sido em vão. “Quero que meus filhos saibam que, se um dia passarem por isso, tem saída”.

Trechos da conversa realizada com a ConsigaMais+ serão divulgados na rede social da fintech, que compartilhará também dicas sobre como tentar prevenir o suicídio, através do diálogo, e como se organizar financeiramente já que problemas dessa ordem figuram como um dos principais que levam as pessoas à medida tão extrema.

“O controle das finanças é uma parte essencial das nossas vidas. Ter um planejamento e reserva financeira é importantíssimo, ainda mais no período que estamos vivendo. Se a pessoa não consegue ficar tranquila neste campo, pode acabar se afundando cada vez mais em dívidas. E, às vezes, a única saída que ela enxerga é essa”, explica Camilla Clemente, diretora de Recursos Humanos e Marketing da ConsigaMais+.

A psicóloga Viviane Domingues, idealizadora do projeto CrescerIE (Crescendo com Inteligência Emocional), concorda. “Falar sobre dinheiro, infelizmente, ainda é um tabu. De acordo com uma pesquisa recente, de 2019, feita nos Estados Unidos pela The Employer’s Guide to Financial Wellness, pessoas com constante preocupação pela falta de dinheiro são 4 vezes mais propensas à depressão e têm 3,4 mais chances de ter ataques de pânico ou ansiedade”, relata.

“A pessoa entra num looping de pensamento e não consegue sair da situação. Isso gera comportamentos que reafirmam o pensamento, ou seja, faz dívidas em cima de dívidas. Dessa forma, ela se sente sem saída em seu endividamento. As preocupações geram insônia, angústia e a situação fica tão devastadora que o pensamento suicida prevalece como sendo a única maneira de aliviar a dor e a vergonha”, conta a psicóloga.

Viviane ainda fala que campanhas como a da ConsigaMais+ têm um papel fundamental na prevenção do suicídio. “Muitas vezes o suicídio é silencioso, mas também acontece dele aparecer em uma frase camuflada por uma brincadeira, e é necessário prestar muita atenção. Falar sobre o tema, levando informações à população, discutir o assunto, fazer campanhas e estudar maneiras de prevenção pode salvar vidas”, conclui a profissional.

Confira o teaser do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oTUDUCxggWk

Sobre a ConsigaMais+
A ConsigaMais+ é uma empresa de crédito consignado privado que acredita na democratização do crédito no Brasil. Com início das operações em novembro de 2018, já é hoje uma das maiores fintechs do país. Em parceria com o departamento de Recursos Humanos de empresas conveniadas, oferece empréstimo aos funcionários de forma ágil, prática, inclusiva e sem burocracia. Isso com uma taxa de juros bem abaixo do mercado. Uma iniciativa para que os colaboradores possam manter o foco no trabalho, sem se preocupar com dívidas. A empresa ainda faz palestras e oferece plantão de educação financeira para que os clientes aprendam a gerenciar o seu dinheiro. A ConsigaMais+ é fundada por executivos com vasta experiência no mercado, que sabem da importância e da necessidade de fazer o crédito chegar a mais gente.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This