Será inaugurado novo centro de excelência de computação quântica no Brasil

por | abr 30, 2021 | Noticias | 0 Comentários

A Atos, líder global em transformação digital, em parceria com o SENAI CIMATEC, instituição referência em educação, pesquisa e inovação, lança o primeiro centro de excelência em computação quântica dedicado ao setor empresarial do Brasil. 

Localizado em Salvador, na Bahia, o Latin America Quantum Computer Center (LAQCC) fomenta a divulgação desse tipo de tecnologia no país, impulsiona a capacitação de mão de obra e incentiva pesquisas científicas nas mais diversas áreas, como química e biologia. O LAQCC será capaz de realizar estudos de impacto, roadmaps tecnológicos, investigações de algoritmos e projetos de pesquisa aplicada.

“O lançamento do Latin America Quantum Computer Center é resultado de uma sólida relação de confiança entre a Atos e o SENAI CIMATEC, e o compromisso com o avanço científico do país. Juntos, ajudamos a posicionar o Brasil como uma das nações com poder em supercomputação. Agora, demos um passo importante para impulsionar a computação quântica no mercado brasileiro”, comenta Nelson Campelo, CEO da Atos na América do Sul.

“O SENAI CIMATEC será a primeira instituição voltada para Quantum Computing Technology (QCT) na Bahia e uma das poucas em âmbito nacional. Com a parceria da Atos, estamos nos lançando como um novo player no desenvolvimento científico e tecnológico do disruptivo ramo da Computação Quântica”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Peter Andrade.

De acordo com o diretor de Big Data e Security da Atos, Luis Casuscelli, a aplicação da computação quântica está sendo cada vez mais requisitada e com soluções nesse sentido, pesquisas dos mais diversos segmentos serão aceleradas e se tornarão mais assertivas. Segundo o executivo, esse avanço é possível por conta da integração entre tecnologia quântica e os supercomputadores, máquinas de alto desempenho (High Performance Computing, HPC, em inglês).  

Com velocidade de processamento e capacidade de memória milhares de vezes superiores aos computadores comerciais, os supercomputadores são capazes de efetuar cálculos complexos e tarefas extensas e intensivas. Nesse sentido, o avanço dessa tecnologia, juntamente com a computação quântica, beneficiará áreas que lidam com grande volume de dados, como medicina, meteorologia, geologia, física e óleo e gás.

De acordo com Casuscelli, no cenário atual, a demanda por maior desempenho tem atingido os limites da TI convencional. Por isso, as leis da mecânica quântica estão abrindo novos horizontes na computação clássica. A computação quântica processa informações em bits quânticos. Ou seja, os qubits não têm superposição de valores, podem ter dois valores ao mesmo tempo. Esse mecanismo, aliado à possibilidade de fisicamente relacionar os qubits, permite processar dados de forma paralela muito mais rápido do que a computação disponível na TI convencional.

“Por isso, nossa expectativa é que, em um período de até cinco anos, essas soluções se tornem mais acessíveis e, com isso, desempenhem um papel maior nas indústrias. É fundamental já estarmos preparados para essa disrupção”, afirma Casuscelli. 

O simulador quântico mais potente do Brasil

Para complementar a inauguração do centro, a Atos e o SENAI CIMATEC anunciam o lançamento do Quantum Learning Machine (QLM), o simulador mais potente do Brasil que permite a criação de algoritmos quânticos de grande capacidade, agnóstico às implementações reais, que será utilizado pelo CIMATEC no desenvolvimento de pesquisas. O simulador foi batizado de CIMATEC KUATOMU e, com ele, pesquisadores e cientistas terão acesso à tecnologia que, assim como o centro, ficará alocada em Salvador.

Sobre o evento de inauguração

Com a participação de autoridades e especialistas na área, o evento de lançamento do Centro de Computação Quântica será realizado no dia 05 de maio, às 9h, pelo link  https://youtu.be/I2Bg9wwJHCM

Confira a programação: 

9h às 9h30: Mesa de Abertura 

9h30 às 9h35: Vídeo de Abertura

9h35 às 9h45: Apresentação Técnica do Centro de Computação Quântica

Leone Andrade – Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC 

09h45 às 9h55: Apresentação do Quantum Learning Machine 

Damien Declat – Group VP, Head of HPC, AI & Quantum Business Operations at Atos Mundial

9h55 às 10h: Inauguração do Simulador Quântico CIMATEC KUATOMU

10h às 10h10: Quantum Computing for The Defense Sector

Dr. Patrick J. Baker – Head of Quantum at U.S. Army Combat Capabilities Development Command

10h10 às 10h20: Computação Quântica na Indústria

Miguel Setas – Presidente do Conselho da EDP Brasil    

10h20 às 10h50: Painel Computação Quântica: Desafios e Oportunidades 

10h50 às 11h: Abertura de microfones para perguntas e respostas

Sobre a Atos

A Atos é líder global em transformação digital, com 105 mil colaboradores em 73 países e receita anual de € 12 bilhões. Empresa europeia número 1 em nuvem, cibersegurança e computação de alta performance, fornece soluções de orquestração de nuvem híbrida, big data, business applications e digital workplace de ponta a ponta. O Grupoé parceiro de tecnologia da informação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e opera as marcas Atos, Atos|Syntel e Unify. A Atos é uma SE (Societas Europaea), listada no índice de ações CAC40 Paris. A missão da Atos é ajudar a criar o espaço futuro da tecnologia da informação. Sua expertise e seus serviços apoiam o desenvolvimento do conhecimento, da educação e da pesquisa em uma abordagem multicultural, e contribuem para o desenvolvimento da excelência científica e tecnológica. Ao redor do mundo, o Grupo permite que consumidores, colaboradores e sociedade em geral vivam, trabalhem e se desenvolvam de forma sustentável, em um espaço de informação seguro.

Informações sobre a Atos para a imprensa

RPMA Comunicação

dl-atos@rpmacomunicacao.com.br 


Sobre o SENAI CIMATEC

O SENAI CIMATEC é um dos mais avançados centros de educação, ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Em um ecossistema colaborativo, a instituição integra, de forma sinérgica, Centro Tecnológico, Centro Universitário e Escola Técnica para atender às demandas da indústria e de empresas. Possui 800 funcionários e uma infraestrutura que comporta 42 áreas de competência e 56 laboratórios, distribuídos nos 35.000 m² da sua sede. A sua infraestrutura também abrange o CIMATEC Park, um grande complexo tecnológico e industrial, em uma área de 4 milhões de metros quadrados. Com vasta experiência na execução de projetos de diferentes complexidades, o SENAI CIMATEC se destaca na realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Em parceria com organizações nacionais e internacionais, possui mais de 130 patentes e outros ativos de propriedade intelectual registrados. O propósito do SENAI CIMATEC é colaborar na transformação da sociedade a partir da educação, ciência, tecnologia e inovação.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This