Rural Summit mostra a inovação no agronegócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais


Arara SeedThe Yield Lab Latam e Rural Ventures promovem o Rural Summit no próximo dia 3 de maio em Ribeirão Preto (SP). O evento, que ocorre simultaneamente com a Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola que configura o momento mais importante para o agronegócio nacional, será no Dabi Business Park. O Rural Summit pretende ser mais um ponto de encontro para provocar a inovação do setor entre agtechs, que vão exportar tecnologia e inovar a forma como o mundo produz, com quem vivencia e investe em empreendedores que querem transformar o agronegócio. 

“O evento ocorre propositalmente na mesma semana da Agrishow, pois o nosso objetivo é aproveitar o ecossistema que estará massivamente presente em Ribeirão Preto nesta semana. Ao discutirmos com a Rural Ventures e Yield Lab onde faríamos essa primeira edição, não restaram dúvidas que seria na capital do agro brasileiro. É por isso que escolhemos realizar o evento no Dabi Business Park, local que traz para o interior paulista um hub com o propósito de facilitar a inovação nas empresas aproximando os principais agentes do ecossistema já conhecidos da região, como parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, universidades e startups, bem como empresas que entendem a necessidade de negócios inovadores”, diz Henrique Galvani, COO e co-fundador da Arara Seed.

O evento iniciará com um café da tarde seguido de um painel em que seis agrifoodtechs se apresentarão para o público e uma banca de investidores qualificados. Em paralelo, ocorre o Agri Matching, em que estão previstos o match entre startups e investidores. “Acreditamos que proporcionar essas reuniões organizadas é uma das grandes novidades do evento, visto que, com salas exclusivas, as startups pré-selecionadas apresentarão seus pitches de até 20 minutos. É uma grande oportunidade para agtechs e investidores, pois, de um lado as startups apresentam suas soluções, enquanto do outro os investidores têm a chance de identificar potenciais oportunidades de investimento e avaliar quais são as equipes que gostariam de investir”, diz Fernando Rodrigues, Managing Partner da Rural Ventures.

Nessa iniciativa, também será ministrada uma conversa com fundadores das startups Scicrop e @tech, que experimentaram os desafios da captação de séries grandes em momentos não tão triviais. Logo em seguida serão abordadas as tendências atuais e futuras no mercado de agtechs, uma discussão sobre o que há de mais recente e oportunidades de investimento no setor, com visões complementares de especialistas que irão discutir sobre panorama de investimentos e quais verticais serão mais impactadas. “Para finalizar, nada mais justo que aquele networking ao final do evento e, como estamos também na capital do chopp, teremos a opção artesanal de cervejarias locais acompanhado de uma boa comida de boteco”, revela o executivo. 

Pensado para discutir o futuro do agro, tecnologia e investimentos no setor, o Rural Summit conta com a presença das startups Bem Agro, Scicrop, Agroboard, Veroo Cafés, Perfect Flight, Velos, Sapiens Agro, Doroth, Sardrones, Tarvos, Quanticum, IOF, @tech e Doggi. Para avaliá-las, o evento terá alguns dos principais nomes do venture capital nacional como: The Yield Lab Latam, Anjos do Brasil, SP Ventures, Ventiur, BLB Ventures, Rural Ventures, NovoAgro Ventures e Agroven. Já entre os hub’s apoiadores estão Cocriagro, SNASH, Supera Parque, Área 51 (Dabi Business Park), Sebrae for Startups, Hub Colmeia, Bioenergy Hub e a comunidade de startups de Ribeirão Preto, Ribeirão Valley. 

Confira a programação: 

  • 16:00 – Abertura Evento
  • 16:30 – 18:00 – Pitch Startups (Plenária Principal)
  • 16:30 – 19:00 – Agri Matching  
  • 18:00 -18:40 – Desafios de Fundraising (Plenária Principal)  
  • 19:00 – 20:00 – Painel: Perspectivas de investimentos em Agtechs no Brasil e no mundo 
  • 20:00 – 22:00 – Networking & Happy Hour 

Serviço:

Rural Summit – Agtech Innovation

Data: 03 de maio (quarta-feira)

Local: Dabi Business Park – Ribeirão Preto (SP)

Endereço: Rua General Augusto Soares dos Santos, 100 – Parque Industrial Lagoinha 

Horário: das 16 às 22h

Link para inscrição: https://ruralsummit.com.br/

Sobre a Arara Seed

Fundada em junho de 2022 em Ribeirão Preto (SP), a Arara Seed nasceu com o intuito de revolucionar o investimento em startups no agribusiness, sendo a primeira plataforma com tese de investimentos voltado para o Agro e Food. Até 2030 a Arara Seed pretende investir em 100 startups e cerca de R$ 140 milhões no setor Agro. Regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a plataforma conecta investidores a promissoras AgTechs (startups do agronegócio) e FoodTechs (startups de Alimentos & Bebidas) que passam por uma criteriosa seleção. Saiba por meio do link.