Respirador pulmonar desenvolvido por empresa mineira é utilizado em paciente com deficiência respiratória

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

O ventilador pulmonar desenvolvido pela Tacom, por meio do projeto Inspirar, foi utilizado, pela primeira vez, em um paciente. Médicos intensivistas da Rede Mater Dei de Saúde utilizaram o equipamento VI-C19 em um paciente em contexto de pós-operatório, que demandava ventilação mecânica. “Durante o tempo em que o respirador esteve operante, os médicos identificaram que ele cumpriu todas as funcionalidades previstas e necessárias para o cuidado naquele momento”, afirmou o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador. Ainda de acordo com Salvador, o resultado obtido foi excelente e o paciente já não está mais dependente da ventilação invasiva. 

O equipamento já havia sido aprovado em mais de 300 testes realizados para que fosse possível obter a homologação por parte da Anvisa, concedida no último dia 3. Desde então, os ventiladores já podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil. “Conseguimos a homologação na classe mais difícil da Anvisa, a Classe III. Foram muitas exigências, muitos testes, mas é um orgulho entregar ao mercado um equipamento tão completo, eficiente e inteligente, capaz de salvar muitas vidas”, comemora o diretor comercial da Tacom, Marco Antônio Tonussi.

O VI-C19, desenvolvido com o apoio de uma equipe de médicos intensivistas da Rede Mater Dei de Saúde, engenheiros, programadores e desenvolvedores, utiliza dois módulos para fazer a ventilação: o volume controlado (VCV) e o modo pressão controlada (PVC). 

No último dia 14, durante evento fechado realizado na Cidade Administrativa, a primeira remessa dos equipamentos encomendados pela Fiemg foi entregue ao governo de Minas, que fará a destinação para hospitais da rede pública e filantrópicos do Estado, de acordo com critérios definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear.