Ramacrisna e Universidade Federal de Viçosa firmam parceria para promover o empreendedorismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

O Instituto Ramacrisna e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), firmaram parceria e estão ofertando, gratuitamente, o curso Microempreendedor Individual (MEI). Ao todo, são 120 vagas para moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As inscrições ficarão abertas até o preenchimento de todas as vagas e podem ser feitas pelo site https://ramacrisna.org.br/curso/microempreendedor-individual-mei/.

Com carga horária de 160 horas/aula, o curso ensinará aos alunos como se cadastrar no Sistema Simples Nacional do MEI (DAS-MEI), gerar CNPJ, abrir contas bancárias, executar procedimentos para pedidos de empréstimos e emissão de notas fiscais. Os participantes também terão a oportunidade de aprender sobre os direitos e deveres das pessoas jurídicas (empresas).

Ao concluir o curso, os estudantes receberão o certificado da UFV e terão o título de Microempreendedores Individuais, aptos a iniciarem um novo negócio ou formalizarem o que já possuem.

A vice-presidente do Ramacrisna, Solange Bottaro, exalta a parceria com a universidade e aposta no sucesso da iniciativa para promover o empreendedorismo. “É muito gratificante estarmos ao lado de uma instituição tão renomada, com o mesmo propósito de transformar vidas. O empreendedorismo é também um caminho possível para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, que não vislumbram oportunidades no horizonte”, afirma.

Aulas presenciais – Os interessados devem preencher alguns requisitos, entre eles, estar inscrito no CadÚnico, ter a partir de 18 anos e ensino fundamental completo. As 120 vagas serão divididas em três turmas, com 40 alunos cada.

As aulas serão presenciais, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17 horas) e noite (18h às 22h), na sede do Ramacrisna (Rua Mestre Ramacrisna, 379, bairro Santo Afonso).

Os estudantes receberão auxílio referente às horas em que estiverem frequentes no curso, para transporte e alimentação. O pagamento do auxílio será feito exclusivamente por meio de contas correntes ou contas de bancos digitais.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Qualifica CEDAF – UFV: 31 99835-7383.