Startup Apponte. me, cria plataforma que disponibiliza ponto digital para funcionários em home office

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Apponte.me surgiu com o objetivo de auxiliar as empresas e seus recursos humanos na otimização dos seus registros. Daniel Godoy e Rafael Malheiros, sócios da First Solution Tecnologia, junto com Guilherme Godoy, que trabalhou na Serpro, decidiram inovar o mercado tecnológico com o lançamento desta plataforma relógio, que disponibiliza ponto digital para que funcionários utilizem em suas marcações diárias através de tablets instalados em suas empresas, com a identificação via face e/ou pelo próprio smartphone dos colaboradores que trabalham nas ruas, seguindo este mesmo processo.

A ideia inicial foi de levar uma solução mais competitiva para os pequenos empreendedores. Entretanto, a proposta se tornou mais complexa, atuando efetivamente na redução do trabalho do profissional de RH, diminuindo o tempo de consolidação da folha de ponto de meio período para 30 minutos em uma empresa de 100 funcionários, por exemplo, além de facilitar o dia a dia dos colaboradores em suas marcações, de forma fácil e rápida.

Devido à pandemia, a automatização dos sistemas de trabalho se tornou online, praticamente em sua totalidade, especialmente pela migração dos funcionários para o home office. Todas as empresas controlam o ponto de seus funcionários, ou seja, o horário de entrada, saída para o almoço, retorno e saída do expediente, seguindo a portaria 373/11 do extinto Ministério do Trabalho. Esse controle funciona para organizar e ajustar o pagamento desses colaboradores e, também, para garantir o cumprimento da jornada de trabalho estabelecida.

Esses registros, em tempos tradicionais, geralmente são feitos em papel, escritos à mão. Porém, gera um trabalho maior e mais cansativo para os analistas de recursos humanos das empresas, por exemplo, responsáveis por esse controle diário.

Atualmente, o negócio conta com mais de 1500 empresas, em média, que contrataram este sistema. A Apponte.me possui sede em Santo André, cidade do ABCD de São Paulo. Os fundadores decidiram colocar um custo baixo para as empresas para atrair vários clientes em um primeiro momento. Para as microempresas com até dois colaboradores, o uso do aplicativo é gratuito. Já para as grandes, com mais funcionários, o custo fica a partir de R$ 4 por funcionário, entretanto, se o número de colaboradores aumenta, o valor individual pode cair, sendo bastante vantajoso de certa forma para os gestores das empresas.

Toda a jornada, funcionalidades, planos e contratações do app, pode ser conferido através do site www.apponte.me