Pix, Whatsapp e vendas digitais: dados mostram inovações no e-commerce

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

O número de empresas que comercializam produtos e serviços pela internet cresceu cerca de 16% entre 2019 e 2021, de acordo com dados da pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A atividade se mostrou mais importante para pequenos negócios, subindo de 57% para 74%.

Para Jhonatan Bertolino, analista de marketing da Híbrido, empresa especializada em soluções inovadoras para e-commerce, o resultado é o indicativo de que mesmo grandes magazines digitais estão se adequando rapidamente às mudanças dos hábitos de consumo dos brasileiros. “As PMEs estão cada vez mais estruturadas no universo digital e muitos negócios já contam com alto ticket médio dentro desse universo. Isso porque a operação traz inúmeras possibilidades de crescimento sem o investimento do ambiente físico. Com as inovações de pagamento, vemos as empresas consolidarem suas ofertas em e-commerces cada vez mais bem desenhados de acordo com os desejos de consumo do brasileiro”, destaca.

O Whatsapp, por exemplo, ficou entre os canais mais utilizados pelas empresas para as vendas, chegando a 80% entre as pequenas empresas – e pode ser uma das soluções de integração com a plataforma de e-commerce, aponta o executivo. Já o meio de pagamento registrado como mais utilizado para vender pela internet foi o PIX, indicado por 82% das empresas entrevistadas. 

O resultado não foi diferente na Híbrido. “Registramos um aumento de 6% desta forma de pagamento do segundo para o terceiro bimestre deste ano. A facilidade da transação e instantaneidade de pagamento e recebimento vem encantando os clientes e os empreendedores, que chegam a oferecer desconto para quem paga por meio de Pix”, afirma.

Semana do cliente impacta vendas pelo e-commerce e Black Friday é nova oportunidade

O segundo semestre traz uma série de oportunidades para que os e-commerce potencializem suas vendas. Em setembro, estima-se que a Semana do Cliente movimentou 15% a mais de vendas nas plataformas do país. Já a Black Friday, uma das maiores datas para o setor, deve movimentar R$ 6 bilhões em vendas neste ano. 

A data é uma nova possibilidade de aumento de vendas. “Os resultados mostram que o empreendedor deve estar atento às possibilidades de faturar mais em datas específicas ao longo do ano. O planejamento é imprescindível para cativar e prender a atenção dos clientes que vêem na compra pela internet facilidades para fechar a compra”, diz o analista da Híbrido.

Sobre a HíbridoA Híbrido é uma agência com foco em soluções inovadoras para e-commerces, atuando desde o desenvolvimento de lojas virtuais a projetos de digital branding e mídia para o segmento. A empresa foi fundada em 2013 e aposta em uma estratégia full para ampliar os resultados dos clientes – que crescem, em média, 70% ao ano. Também investe em certificações e pessoas: atualmente mais de 80% do time de profissionais conta com certificações de alto nível para o desenvolvimento de projetos, além de reconhecimentos para a marca, vinda de parceiros como VTEX, Adobe Commerce, Meta e Google. A empresa é ainda certificada GPTW e conta com mais de 90% de aprovação no portal de vagas Glassdoor.