Órbi Conecta encerra primeiro semestre com crescimento da rede e ações focadas em três frentes: startups, corporates e academy

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

No ano em que os eventos presenciais voltaram com mais força, após um longo período de isolamento social, o Órbi Conecta se destaca mais uma vez como um espaço de conexão entre startups e empresas, sendo o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais. Entre janeiro e junho, mais de 5,3 mil pessoas participaram de ações na sede (Av. Antônio Carlos, 681, Lagoinha, BH), entre tantas outras que se conectaram virtualmente. Além disso, a rede cresceu com a chegada de novas startups e empresas parceiras.

Entre as ações de destaque realizadas este ano estão os eventos de formação de mão de obra da frente de trabalho Órbi Academy. Um deles foi a conclusão da primeira edição do Órbi Academy Techboost, que se consolidou como um dos maiores programas de formação gratuita de profissionais em habilidades digitais do Brasil. Com o propósito de reduzir o déficit de programadores em todo o país, entre outras competências, o programa ofertou cerca de 160 mil bolsas de estudos e gerou emprego para dezenas de pessoas.

Foram 5 bootcamps realizados entre fevereiro e junho, sendo 100% online e gratuitos. Alguns deles focaram públicos específicos, como o Órbi Web Games Developer, que ofereceu 10 mil bolsas de estudos a mulheres que estão iniciando no universo da programação de jogos.

A diversidade é uma marca do Techboost. Uma pesquisa realizada com mais de 40 mil participantes do programa mostrou que, embora a maioria tenha entre 20 e 40 anos, há uma participação significativa de pessoas de 40 a 50 anos (3.806) e com mais de 50 anos (891). Além disso, 22.013 dos participantes eram mulheres, 25.857 pretos e pardos, 8.690 LGBTQIA+, 1.602 PCDs, 942 indígenas, 677 refugiados e migrantes no Brasil.

Outro evento de destaque neste primeiro semestre foi o 1ª Minas Tech Day, desenvolvido em parceria com a Sirius Educação — escola brasileira de tecnologia, com sede no Vale do Silício e no Órbi — e com o apoio do Governo de Minas. O encontro aconteceu em maio e reuniu nomes da administração pública do estado, academia, e empresas da área de tecnologia para discutir o déficit de profissionais na área de tecnologia no estado.

Também focada nos talentos de tecnologia, a Feira de Recrutamento BH foi realizada em junho em parceria com a Cidade Universitária UNA e a Stories by Gama Academy

 — dois novos parceiros do Órbi. Durante o evento, que aconteceu na sede do Órbi, as empresas puderam recrutar profissionais.

Essa contribuição é urgente, tendo em vista o cenário de déficit de mão de obra em TI. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil precisará de 420 mil profissionais de TI até 2024, sendo que apenas 46 mil profissionais se formam na área anualmente.

A CEO do Órbi, Dany Carvalho, uma das lideranças femininas do setor no país.

“Acreditamos que podemos dar nossa contribuição para mudar essa realidade. Nesse sentido, o Órbi, que está entre os 5 primeiros hubs de inovação do país, faz sua parte e se consolida tanto como um espaço de promoção da inovação aberta com startups quanto um pólo de formação de mão de obra especializada para tecnologia. Temos um sonho ousado de transformar Minas Gerais em um epicentro de formação de profissionais com habilidades digitais e Inovação, e estamos trabalhando para isso.”, afirma a CEO do Órbi, Dany Carvalho, uma das lideranças femininas do setor no país.

Cresce rede de startups e corporações

Além do Órbi Academy,o Órbi Conecta estruturou suas ações em outras duas frentes: o Órbi for Startups e Órbi for Corporates. Ambos os programas oferecem um pacote de benefícios, que envolve conexão com outros empreendedores e conecta as melhores soluções das startups a desafios das empresas da rede, eventos exclusivos e acesso à espaço de trabalho flexível.

No trabalho com as startups o destaque do semestre foi a chegada da Community Manager, Camila Nunes, e de uma série de novas startups, entre elas Ativo247, Metropole4, MeEventos e Avancci.

Além disso, o hub recebeu cerca de 600 participantes em três edições do Órbi de Portas Abertas, um programa que acontece uma vez por mês, com uma programação especial que ajuda a impulsionar novas parcerias e conexões, além de possibilitar uma vivência da comunidade Órbi Conecta, através do compartilhamento de ideias. Durante o programa, os empreendedores também podem usufruir gratuitamente do espaço coworking.

Neste primeiro semestre, o Órbi também se tornou mantenedor da ABStartups e anfitrião em Minas Gerais do grupo Open Innovation Brasil e do Movimento de Cultura Aberta de Inovação do 100 Open Startups.

“O aumento de startups significa mais possibilidades de conexão entre elas e também delas com os desafios reais de grandes empresas. Vamos continuar trabalhando para a evolução dos negócios, ajudando as startups e fortalecendo a comunidade San Pedro Valley”, afirma a CEO.

Na frente de trabalho Órbi for Corporates o destaque foram os encontros mensais de líderes de inovação para a troca de vivências e a construção de inteligência coletiva sobre inovação aberta e inovação disruptiva. Entre os participantes esteve o diretor global de inovação da AB Inbev, Bruno Stefani. Outra iniciativa importante nessa frente de trabalho é a “On The Road Negócios”, metodologia personalizada para conectar as melhores soluções de startups aos desafios de negócio de grandes empresas.

Outras parcerias importantes nesse primeiro semestre foram com o Troposlab, uma consultoria de inovação especializada em programas customizados para transformação da cultura e inovação aberta, e com a consultoria de transformação digital Overdub.

“Por meio do Órbi for Corporates estamos criando uma inteligência coletiva para apoiar líderes de inovação na jornada de transformação digital de suas empresas e, ao mesmo tempo, fomentando novos protagonistas dentro das corporações. Queremos que nossos parceiros se integrem a um ecossistema de inovação, sincronizando-os ao momento disruptivo que estamos vivendo globalmente”, destaca Dany Carvalho.

Conteúdo especializado

O primeiro semestre no Órbi Conecta também foi de muita produção de conteúdo voltado para a capacitação dos empreendedores e para o fomento do ecossistema de inovação em Minas Gerais. Entre as publicações no período estão oreport sobre o Metaverso, realizado em parceria com Meta, e o report sobre Economia Exponencial, produzido em em parceria com o professor Eduardo Ibrahim, da Singularity University.

Uma terceira publicação está em produção a partir de uma parceria firmada com a UNA — instituição da Ânima Educação. Trata-se de um estudo sobre o ecossistema de inovação de Belo Horizonte, especialmente o San Pedro Valley, considerado a primeira comunidade do Brasil criada organicamente por empreendedores de startups. A ideia é identificar características do mercado, como a vocação econômica das startups mineiras.

Conteúdo também não faltou nos eventos realizados pelo Órbi nesses primeiros seis meses do ano. Alguns exemplos foram o On The Road Tendências, uma semana de atividades que proporcionam encontros com startups que estão disruptando o mercado e experts que apresentam as principais #trends do cenário digital; e a programação gratuita para o Mês da Mulher com workshops online e presenciais nas áreas de tecnologia, gestão financeira, liderança, comunicação e criação de podcasts.

–Sobre o Órbi Conecta – O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais.  Foi fundado em 2017, em Belo Horizonte, pela comunidade de startups San Pedro Valley juntamente com grandes empresas: Inter, MRV e Localiza. É um lugar para gerar conexões e construir futuros desejáveis. Conecta startups, corporates, comunidade de empreendedores para impulsionar o mercado de tecnologia & inovação do país. Conta com três pilares: Órbi for Startups, Órbi for Corporates e Órbi Academy, que em 2021 lançou quase 170 mil bolsas de estudos em parceria com empresas de sua rede, no maior programa de formação gratuita em tecnologia do país.