Mulheres assumem protagonismo no mercado de tecnologia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data criada pela Organização das Nações Unidas em 1970, para simbolizar a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

E, apesar do abismos que ainda existe entre homens e mulheres quando o assunto é cargos de chefia, no mercado de trabalho, já há exemplos que esta desigualdade vem diminuindo nos últimos anos.

A empresa Validity – líder mundial em  soluções de inteligência de e-mail marketing e uma das três maiores em gestão de CRM do globo –, por exemplo, é atualmente liderada na América Latina por uma mulher, a Cecília Belele.

A Validity encara a inclusão como parte da cultura da empresa, com oferta de um ambiente de trabalho livre de preconceitos. Não por acaso, 40% do quadro de gerentes é ocupado por mulheres. E na base da pirâmide há uma igualdade: 50% dos cargos são ocupados por elas.

Destaque para Cecília Belele. Na empresa desde 2011, ela hoje é vice-presidente de vendas para a América Latina.. No entanto, quando ingressou no grupo, assumiu o cargo de analista de Relacionamento com Parceiros para a América Latina.

“Incluir é mais que empregar mulheres, pretos ou qualquer outra minoria. Incluir é tratar como igual. Quando buscamos um novo profissional no mercado, ou quando avaliamos um empregado para uma promoção, não buscamos a mulher mais qualificada, e sim aquele profissional que melhor se adequa ao que precisamos. É impressionante, mas uma decisão simples como essa gera uma ocupação de espaços igualitária na empresa, tornando realidade nosso desejo pela diversidade. E a diversidade traz ótimos retornos financeiros, pois a criatividade e as diferentes vivências oxigenam o ambiente, trazendo inputs importantes ao negócio”, analisa Cecília.

Mais sobre a Cecília Belele

Cecília Belele possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia e MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia pela USP. Além disso, a executiva integra o Grupo Mulheres do Brasil, criado em 2013 sob a liderança de Luiza Trajano, no qual mulheres executivas de diferentes segmentos se reúnem para engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o País, propondo ações e discussões ligadas à educação, ao empreendedorismo, a projetos sociais e a cotas para mulheres.

_____________________________________________________________________

Outra empresa da área de tecnologia que conta com forte presença feminina na liderança é a ADP, companhia líder global em soluções de gestão de folha de pagamento e RH, onde mais de 50% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.

“Não se trata de priorizar o sexo feminino quando da contratação. Mas se reconhecer a excelência daqueles currículos que nos chegam. Diversos levantamentos mostram que as mulheres estudam e se capacitam mais. Assim, nada mais justo do que elas serem maioria entre nossa alta gestão”, explica Mariane Guerra, vice-presidente de Recursos Humanos da ADP na América Latina.

Com graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), além de formação como master coach pelo Integrated Coaching Institute, curso acreditado pelo ICF (International Coaching Federation/USA), Mariane Guerra lidera a área de RH da empresa na América Latina desde 2013.

Contudo, na ADP, Mariane não está sozinha. Michelle Kaplan, lidera um time de Gerentes Comerciais na ADP desde 2019 . Com passagens anteriores por grandes empresas como o Grupo Michael Page, Adecco, Agência Estado e Thomson Reuters, possui especialização em Gestão de Pessoas, além de ter morado por sete meses em Londres, onde concluiu o curso de Business Management na LSBF (London School of Business and Finance). “Não acredito que tenha tido um único fator decisivo para que eu me tornasse líder com apenas 25 anos e permanecesse nessa posição até hoje. Penso que tenha sido por uma junção de fatores, que incluem competências técnicas e comportamentais. Além disso, acredito que ética e credibilidade são mandatórios para se ocupar um cargo de liderança. Resiliência é fundamental para lidar com as mudanças, inerentes ao ambiente corporativo. Temos visto um aumento do número de  mulheres na liderança e, naturalmente, é algo muito positivo. Esse equilíbrio é saudável e gera inovação. Enxergo as mulheres com bastante aptidão para gerenciar diferentes projetos, times e não à toa elas vêm provando ao mercado que é possível conciliar carreira com maternidade ou projetos pessoais, por exemplo”, opina.

Outro exemplo dessa conquista da liderança feminina na ADP é Gisele Mantovani, executiva com mais de 22 anos de experiência em empresas de tecnologia. Gisele tem formação em Comunicação Social e Marketing, além de pós-graduação e MBA em Marketing de Serviços. Desde 2018, atua como gerente de operações de vendas para a América Latina. Gisele entende que a barra da meritocracia é, em geral, mais elevada para as mulheres. “E, em grande parte, nós, mulheres, somos quem a colocamos tão alta. Tive muita sorte de, durante minha trajetória profissional, ter trabalhado em empresas que se preocupam com a igualdade de gêneros e investiram em programas para o empoderamento feminino. Ao longo da minha carreira de liderança, essa combinação de entregar resultados, ter me posicionado e aceitado novos desafios aliada a ter excelentes líderes me tornaram a mulher na liderança que sou hoje”, opina.

Vivência parecida possui Renata Souza. Formada em Administração de Empresas com pós-graduação em Gestão empresarial, iniciou sua carreira vendendo voltas de bicicleta no bairro. “Estudei, me capacitei, venci barreiras. Sou da geração dos ‘nãos’. Foram esses ‘nãos’ que me fizeram ser e querer mais. Entendo que a liderança é instintiva. Mas, somada à resiliência e energia, temos todo o potencial e capacidade para nos conduzirmos ao sucesso, conta Renata, há 10 anos atuando na ADP. Hoje ela é gerente de vendas.

Maeve Zanetti, líder de equipe de Inside Sales da ADP na América Latina, entende que o fator decisivo para se tornar uma líder foi certamente as parcerias  estabelecidas com outras mulheres durante sua trajetória profissional. “Pessoas incríveis e despretensiosas que em momentos distintos me impulsionaram, ao identificar oportunidades de carreira e articularam para que eu fosse considerada como a melhor opção, como acreditavam”, analisa. Maeve ainda reforça que a rede de conexão entre as mulheres é uma poderosa ferramenta de alavancagem. “Hoje me sinto em posição de retribuir. É o que busco em cada interação que tenho com outras mulheres, quando me questiono se elas estão na posição ideal e se há algo que eu possa fazer”, enfatiza a profissional, com mais de 20 anos de experiência na área comercial.

Sobre a Validity

Por mais de 20 anos, dezenas de milhares de organizações em todo o mundo confiaram nas soluções da Validity para atingir, contatar, engajar e manter clientes – usando dados confiáveis como uma vantagem importante. Os principais produtos da Validity – DemandTools, BriteVerify, Everest e  GridBuddy Connect – são soluções altamente avaliadas para gerenciamento de dados de CRM, verificação de endereço de e-mail, entrega na caixa de entrada evitando a pasta de spam e aplicativos de CRM. Essas soluções oferecem campanhas mais inteligentes, leads mais qualificados, vendas mais produtivas e, por fim, crescimento mais rápido. Para obter mais informações, visite  Validity.com/br e conecte-se conosco no LinkedIn, Instagram e Twitter.

Sobre a ADP (Nasdaq-ADP)A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH, Talento, Benefícios, Folha de Pagamento e Compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas. Saiba mais em: https://www.adp.com.br.