Megaevento de inovação no Canadá atrai brasileiros que querem expandir a mente e os negócios

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) levará empreendedores, startups e líderes empresariais brasileiros de diferentes áreas para um dos maiores eventos de economia criativa e inovação do mundo: o C2 que, como o próprio nome diz, une “Commerce” + “Creativity” e que está previsto para ocorrer a partir do dia 25 de setembro em Montreal (Canadá).

        O megaevento – que não pôde ser realizado presencialmente nos últimos dois anos em razão da disseminação da pandemia da Covid-19 – retorna agora fiel à sua missão: reunir algumas das mentes mais brilhantes do mundo para compartilhar experiências, ampliar o networking e estimular o encontro com pessoas e iniciativas que pensem definitivamente “fora da caixinha”.

        A importância do C2 pode ser medida pelos números de sua última edição presencial (2019): foram cerca de 7.500 participantes de 61 países, representando 34 setores da economia. Do total, 57% dos visitantes eram executivos ou gerentes sêniores, e 33% eram CEOs. Foram trocados cerca de 70 mil contatos – o que demonstra que a conferência não apenas chama a atenção para o tema de inovação, mas também estimula conexões e até acordos concretos.

         Assim como nas edições anteriores, a CCBC estará presente neste ano levando um grupo de brasileiros. Os participantes da missão internacional contarão com dias adicionais para potencializar a sua agenda, incluindo visitas técnicas a empresas líderes em seus mercados, sessões de wrap up ao final do dia e espaços de networking.

“A criatividade dos brasileiros é inigualável, da mesma forma que a inovação está cada vez mais presente no DNA canadense. O encontro desses dois potenciais promoverá no C2 colisões transformadoras que contribuirão para inspirar startups, empreendedores e líderes a expandirem seus negócios à nível global”, destaca Paulo Rezende de Castro Reis, diretor de Relações Institucionais da CCBC.

        A iniciativa da CCBC conta com o apoio do Governo de Québéc, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Creative SP/InvestSP), Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) e Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

O lado bom da inovação

      Ao longo dos seus três dias, o C2 encoraja o intercâmbio de ideias entre os participantes dos mais diversos segmentos da indústria, promove atividades que ensinam novas habilidades e cria experiências imersivas.

As discussões no evento deste ano serão orientadas em cinco áreas principais: inovação em ambientes urbanos; o futuro do trabalho; combate às mudanças climáticas; descentralização por meio das novas tecnologias; e criação de estratégias para manter o engajamento em um ambiente marcado pela polarização e pela disseminação de fake news.

        Entre os palestrantes selecionados para esta edição, o mix entre negócios e criatividade é atendido pela presença de nomes como: Sandie Hawkins, gerente-geral para soluções globais de negócios na América do Norte do TikTok; Naomi Campbell, modelo, filantropa e empresária; e Yannick Nézet-Séguin, diretor artístico da Orchestre Métropolitain, entre outros.

         “A experiência de participar do evento por conta própria, além de ser mais custosa, é muito inferior do que ir com o apoio de quem definitivamente conhece brasileiros e canadenses, além de interfaces comerciais, o que faz toda diferença não apenas para descobrir oportunidades, mas principalmente concretizar negócios”, afirma Armínio Calonga Jr., consultor de negócios internacionais da CCBC.

          A programação do C2 irá se estender desde a saída do Brasil, em 24 de setembro, ao retorno ao país, em 1º de outubro. Após um happy hour de boas-vindas na chegada a Montreal, no dia 25, a delegação terá participação intensiva nos três dias do C2 – com direito a um evento de wrap up ao final de cada um deles. Dessa forma, será possível conferir in loco as principais atrações, participar de encontros e debates e contar com todo o suporte da instituição que há 49 anos estreita os laços entre canadenses e brasileiros.

No dia 29, o grupo terá uma agenda exclusiva de reuniões e visitas técnicas a empresas que têm se destacado no desenvolvimento de soluções inovadoras, como por exemplo a Valtech, especializada em aprimorar a experiência dos clientes em ambientes conectados, e o Quartier des Spectacles Partnership, que tem inserido soluções inovadoras em diferentes modelos e culturas de negócio.

        Com a finalidade de apontar os principais destaques do C2, no dia 30 será promovido um evento de wrap up, seguido do almoço de encerramento, uma tarde livre aos participantes e o retorno ao Brasil. Mais informações e detalhes da programação podem ser obtidos na página da Missão C2 da CCBC.