Lojas do futuro: confira as tecnologias disponíveis em cada parte do ponto de venda moderno

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Nos últimos anos, o setor de varejo tem implantado soluções tecnológicas que reduzem os gargalos de checkout, ajudam vendedores a localizarem e contarem mercadorias e, no geral, deixam o cliente mais satisfeito e fidelizado. São tecnologias como computadores móveis, scanners, impressoras e software que possibilitam operações conectadas e inteligentes. A Zebra Technologies, empresa líder no setor de automação, criou uma simulação virtual que mostra as tecnologias disponíveis que transformam um ponto de venda comum em uma loja do futuro.

“Nossa simulação traz uma loja de departamentos completamente conectada e eficiente, que muitos poderiam chamar de loja do futuro. No entanto, todas as tecnologias que fazem desse ponto de venda inovador já estão disponíveis e podem ser adaptadas para todos os tipos e tamanhos de operação, possibilitando que qualquer negócio atinja a maturidade tecnológica”, explica o vice-presidente de vendas da Zebra no Brasil, Vanderlei Ferreira.

Confira as principais soluções presentes em cada parte da loja:

Tecnologia RFID no provador

Com soluções de identificação por radiofrequência (RFID), os colaboradores podem verificar a disponibilidade de peças sem sair da área do provador, minimizando o seu deslocamento pela loja e garantindo que atenção total ao cliente.

Quiosques interativos

Pela loja, são instalados quiosques interativos de autoatendimento para evitar longas filas ou vendedores sobrecarregados. Uma tela sensível ao toque permite que o cliente resolva seus problemas sozinho, como localização e disponibilidade de produtos, reduzindo o tempo na loja e melhorando a experiência.

Scanners que dão independência

Clientes que querem pagar sem interagir com atendentes podem usar caixas de autoatendimento com scanners que registram as compras. O pagamento é feito ali mesmo, garantindo rapidez e praticidade.  

Robôs que controlam o estoque

Robôs como o SmartSight escaneiam as prateleiras e alertam os gerentes quando um item precisa ser reabastecido, precificado ou movido para outro local. Eles garantem que a loja esteja sempre organizada e com as prateleiras e araras completas, liberando os vendedores para darem mais atenção aos clientes.

Comunicação em tempo real e otimização de tarefas

Para que a operação flua com sucesso, é necessário manter uma comunicação constante entre os colaboradores, assim todos têm conhecimento sobre suas tarefas, que foram distribuídas e organizadas levando em consideração um volume de trabalho adequado. Com um software de comunicação personalizado como o Workforce Connect e com um software de gerenciamento de tarefas como Reflexis Real-Time Task Manager, eles podem monitorar e analisar dados em tempo real em todas as lojas e garantir que sua lista de pendências esteja sempre atualizada, recebendo notificações em tempo real quando novas tarefas de alta prioridade são criadas.

“O setor de varejo está mudando em ritmo acelerado e a necessidade de modernização chegará mais cedo ou mais tarde até mesmo às pequenas empresas, portanto, aprender e entender sobre as soluções tecnológicas disponíveis no mercado se transforma em uma vantagem competitiva. Os clientes buscam experiências cada vez melhores, e a tecnologia é uma aliada nesse processo, tornando-se primordial”, reflete Ferreira.

SOBRE A ZEBRA TECHNOLOGIES  

A Zebra (NASDAQ: ZBRA) permite que as organizações prosperem na economia sob demanda, tornando todos os colaboradores e ativos da linha de frente visíveis, conectados e totalmente otimizados. Com um ecossistema de mais de 10.000 parceiros em mais de 100 países, a Zebra atende clientes de todos os tamanhos, sendo 94% da Fortune 100. Com um portfólio premiado de hardware, software e serviços que digitalizam e automatizam fluxos de trabalho. As cadeias de suprimentos são mais dinâmicas, clientes e pacientes são melhor atendidos e os trabalhadores ficam mais engajados quando usam as inovações da Zebra. Em 2021, a Zebra expandiu seu portfólio de automação industrial com a aquisição da Fetch Robotics e aumentou sua visão computacional e capacidades de software de inteligência com as aquisições da Adaptive Vision e da antuit.ai. A Zebra está em 25º lugar na lista da Newsweek dos Locais de Trabalho Mais Amados dos EUA e, pelo quinto ano consecutivo, foi incluída na lista da Forbes dos Melhores Empregadores dos Estados Unidos. Saiba mais em https://www.zebra.com ou inscreva-se para receber alertas de notícias. Siga o blog Your Edge da Zebra, LinkedInTwitter e Facebook e confira nosso hub de histórias: Zebra Perspectives.