Inteligência Artificial é utilizada para prevenção contra furtos em mercados autônomos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

De acordo com a pesquisa “2022 Retail Security Survey”, elaborada pela National Retail Federation, maior associação comercial de varejo do mundo, o prejuízo causado pelo sumiço de mercadorias nas lojas é de US$ 100 bilhões e a maior causa dessa perda é atribuída, pelos varejistas, aos roubos. Neste cenário, diversas redes têm utilizado, cada vez mais, diferentes tecnologias a seu favor a fim de prevenir os danos.

Um exemplo é o market4u, franquia de mercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market dentro de condomínios residenciais e comerciais, que faz uso de sistema de monitoramento atrelado a Inteligência Artificial (IA). Segundo Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, a junção dos recursos tem como finalidade a identificação de possíveis irregularidades na jornada dos consumidores.

“A operação é eficaz porque toda movimentação é acompanhada por câmeras que se comunicam com os softwares de inteligência artificial, assim, se os softwares constatam uma anomalia no fluxo de aquisição de produtos, um alerta é emitido para o responsável da unidade e, após a confirmação de furto, um link com a relação dos produtos desviados é enviado para o infrator, para realização de pagamento”, explica Córdova.

O executivo destaca que além de minimizar os roubos, a IA assegura a ausência de constrangimentos, uma vez que isenta a equipe de administração do mercado autônomo de questionar e cobrar um morador. “A Inteligência Artificial é uma tecnologia que foi desenvolvida para revolucionar a humanidade e, em grande parte, é graças a ela que negócios como o market4u podem otimizar cada vez mais o dia a dia das pessoas com segurança e conforto”, comenta Córdova.

A rede, que em 2022 registrou crescimento de 66,6% e faturamento de R$ 100 milhões, figura pela primeira vez no ranking “Top 10 Microfranquias” da Associação Brasileira do Franchising – ABF. Além disso, até o final deste mês, deve conquistar a marca de 10 milhões em compras realizadas nas suas mais de duas mil lojas. Segundo Córdova, o plano para este ano é seguir investindo robustamente em tecnologia e até dezembro ter cinco mil lojas em funcionamento.

Sobre o market4u

O market4u é uma rede de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil, que atua no formato de franquia desde 2020, mesmo ano de sua fundação. Com tecnologia em seu DNA, a startup nasceu com o propósito de levar mais comodidade e segurança para as pessoas por meio do conceito de honest market dentro dos condomínios residenciais e comerciais. Hoje tem mais de 2.000 lojas espalhadas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a necessidade de atendentes. Além de ser utilizado no momento da compra, o app integra o É Daqui, que funciona como uma rede social do condomínio para anunciar produtos e serviços entre os moradores. Outra ferramenta disponível no app, é o marketplace, que reúne estabelecimentos parceiros na cidade, oferecendo produtos e serviços indisponíveis nas gôndolas, como açougue, hortifrúti, serviços de estética e até lavagem automotiva. Saiba mais por meio deste link.