Ilha da Inovação: mesmo na pandemia, setor de tecnologia cresce em Santa Catarina

por | ago 4, 2021 | Noticias | 0 Comentários

Aparentemente, a pandemia não causou muitos danos ao setor de tecnologia em Santa Catarina. De acordo com dados da Junta Comercial (Jucesc), entre janeiro e outubro de 2020, o Estado apresentou um saldo positivo de 344 novos empreendimentos (entre aqueles que se instalaram e os que deixaram a região). Além disso, o número de abertura de empresas também cresceu mais de 14% entre janeiro de novembro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado? Mais de 97 mil novos negócios.

Não é de hoje que a região vem surpreendendo. Segundo o Tech Report 2020, estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Neoway, com apoio do Finep, em 2019, Santa Catarina se destacou como o Estado brasileiro que registrou maior crescimento (11,8%) de empresas atuantes no setor de tecnologia. Na contramão de outros números nacionais no mesmo período, chegou a 12.138 empresas, mesmo tendo a menor população entre os pesquisados.

Experiência do cliente além do chatbot: Globalbot aposta em inteligência artificial e integração com atendimento humano

Há 5 anos nascia a startup Globalbot, solução de atendimento via chatbots por meio da inteligência artificial. Hoje, a empresa faz aniversário de casa nova. Por conta de sua expansão, precisou de mais espaço para os novos integrantes do time. A sede, que até então ficava em uma sala onde acomodava somente 14 colaboradores, precisou mais que duplicar para comportar os 18 recém-chegados, ampliando o seu espaço na própria Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

A startup, que mantém em sua cultura lançamentos mensais de novas features e atualizações, ainda este ano deverá disponibilizar uma nova versão de sua plataforma, que conta com módulo de mensageria e CRM, aplicativo mobile, além da incorporação do Telegram e o recém lançado chatbot para Instagram, que promete ser uma das grandes revoluções no atendimento via redes sociais. Com mais de 200 clientes em todo o país, tudo indica que a expansão da Globalbot está apenas começando.

De Itajaí para o mundo: startup fitness completa dois anos com crescimento de 252%

Com o objetivo de auxiliar a vida online de personal trainers, a MFIT Personal chegou ao mercado em 2018 por meio de sua plataforma de gerenciamento do dia a dia online desses profissionais, almejando, à princípio, aqueles da região Sul. De lá para cá, já expandiu os negócios para todos os estados do Brasil, e atua inclusive em Portugal. No último ano, a empresa teve um crescimento de 252%, mesmo em meio a pandemia. 

Atualmente, a startup tem cerca de 500 mil alunos e uma base de professores que cresce 300% ao ano, com a previsão de dobrar este número até o final de 2021. Todos os cadastrados contam uma assessoria por meio do aplicativo da MFIT, que engloba a prescrição de treinos e planilhas, anamneses personalizadas, mais de 600 vídeos explicativos e controle de fluxo de pagamentos, além do meio de pagamentos via plataforma (MFIT Pay) e um recurso para gerar vendas diretas (MFIT Links). 

Ilha sustentável: fintech une sustentabilidade e crédito empresarial

Criada na capital catarinense em 2019, a Openbox.ai é uma fintech de crédito empresarial que visa fortalecer pequenas e médias empresas por meio da concessão de créditos com taxas mais justas e transparentes do que as oferecidas por instituições tradicionais. A empresa, em amplo crescimento, também fomenta a sustentabilidade empresarial ao disponibilizar taxas ainda menores para negócios que desenvolvam ações sustentáveis. 

Foi justamente para que as PME’s pudessem comprovar tais iniciativas e serem contempladas com tais taxas que a Openbox.ai criou o Índice de Ações Sustentáveis (IAS), certificado auditado pela Ecocert, concedido para pequenas e médias empresas que atendam os 48 critérios listados no site Portal PME Sustentável.

Da Inteligência Artificial do e-commerce para o guarda-roupa

Comprar roupas online com a certeza de que escolheu o tamanho correto e vendê-las pelo e-commerce com menor taxa de carrinhos abandonados, devoluções, trocas e maior ticket médio por compra. Essas são só algumas das vantagens que a Persizes, plataforma que une tecnologia, moda e inteligência artificial para lojas virtuais, oferece ao mercado.

Criada em Joinville, a startup leva inovação ao mundo dos e-commerces de roupas com uma ferramenta que conectada aos e-commerces, coleta as medidas dos clientes, cria um avatar personalizado e oferece peças que combinam com cada usuário e seu estilo. Esse avatar fica salvo – ou seja, para uma próxima compra, as medidas se mantêm. Outro diferencial é a consultoria de imagem e estilo, que indica os melhores tons, peças e acessórios, de forma 100% personalizada.

Com diversas empresas nascendo e crescendo na região, Santa Catarina segue se fortalecendo como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Brasil. Cada vez mais robusto e competitivo, esse ecossistema gera oportunidades para que mais empresas nasçam e construam um futuro ainda mais conectado e globalizado.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This