Ilha da Inovação: mesmo na pandemia, setor de tecnologia cresce em Santa Catarina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Aparentemente, a pandemia não causou muitos danos ao setor de tecnologia em Santa Catarina. De acordo com dados da Junta Comercial (Jucesc), entre janeiro e outubro de 2020, o Estado apresentou um saldo positivo de 344 novos empreendimentos (entre aqueles que se instalaram e os que deixaram a região). Além disso, o número de abertura de empresas também cresceu mais de 14% entre janeiro de novembro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado? Mais de 97 mil novos negócios.

Não é de hoje que a região vem surpreendendo. Segundo o Tech Report 2020, estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e pela Neoway, com apoio do Finep, em 2019, Santa Catarina se destacou como o Estado brasileiro que registrou maior crescimento (11,8%) de empresas atuantes no setor de tecnologia. Na contramão de outros números nacionais no mesmo período, chegou a 12.138 empresas, mesmo tendo a menor população entre os pesquisados.

Experiência do cliente além do chatbot: Globalbot aposta em inteligência artificial e integração com atendimento humano

Há 5 anos nascia a startup Globalbot, solução de atendimento via chatbots por meio da inteligência artificial. Hoje, a empresa faz aniversário de casa nova. Por conta de sua expansão, precisou de mais espaço para os novos integrantes do time. A sede, que até então ficava em uma sala onde acomodava somente 14 colaboradores, precisou mais que duplicar para comportar os 18 recém-chegados, ampliando o seu espaço na própria Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

A startup, que mantém em sua cultura lançamentos mensais de novas features e atualizações, ainda este ano deverá disponibilizar uma nova versão de sua plataforma, que conta com módulo de mensageria e CRM, aplicativo mobile, além da incorporação do Telegram e o recém lançado chatbot para Instagram, que promete ser uma das grandes revoluções no atendimento via redes sociais. Com mais de 200 clientes em todo o país, tudo indica que a expansão da Globalbot está apenas começando.

De Itajaí para o mundo: startup fitness completa dois anos com crescimento de 252%

Com o objetivo de auxiliar a vida online de personal trainers, a MFIT Personal chegou ao mercado em 2018 por meio de sua plataforma de gerenciamento do dia a dia online desses profissionais, almejando, à princípio, aqueles da região Sul. De lá para cá, já expandiu os negócios para todos os estados do Brasil, e atua inclusive em Portugal. No último ano, a empresa teve um crescimento de 252%, mesmo em meio a pandemia. 

Atualmente, a startup tem cerca de 500 mil alunos e uma base de professores que cresce 300% ao ano, com a previsão de dobrar este número até o final de 2021. Todos os cadastrados contam uma assessoria por meio do aplicativo da MFIT, que engloba a prescrição de treinos e planilhas, anamneses personalizadas, mais de 600 vídeos explicativos e controle de fluxo de pagamentos, além do meio de pagamentos via plataforma (MFIT Pay) e um recurso para gerar vendas diretas (MFIT Links). 

Ilha sustentável: fintech une sustentabilidade e crédito empresarial

Criada na capital catarinense em 2019, a Openbox.ai é uma fintech de crédito empresarial que visa fortalecer pequenas e médias empresas por meio da concessão de créditos com taxas mais justas e transparentes do que as oferecidas por instituições tradicionais. A empresa, em amplo crescimento, também fomenta a sustentabilidade empresarial ao disponibilizar taxas ainda menores para negócios que desenvolvam ações sustentáveis. 

Foi justamente para que as PME’s pudessem comprovar tais iniciativas e serem contempladas com tais taxas que a Openbox.ai criou o Índice de Ações Sustentáveis (IAS), certificado auditado pela Ecocert, concedido para pequenas e médias empresas que atendam os 48 critérios listados no site Portal PME Sustentável.

Da Inteligência Artificial do e-commerce para o guarda-roupa

Comprar roupas online com a certeza de que escolheu o tamanho correto e vendê-las pelo e-commerce com menor taxa de carrinhos abandonados, devoluções, trocas e maior ticket médio por compra. Essas são só algumas das vantagens que a Persizes, plataforma que une tecnologia, moda e inteligência artificial para lojas virtuais, oferece ao mercado.

Criada em Joinville, a startup leva inovação ao mundo dos e-commerces de roupas com uma ferramenta que conectada aos e-commerces, coleta as medidas dos clientes, cria um avatar personalizado e oferece peças que combinam com cada usuário e seu estilo. Esse avatar fica salvo – ou seja, para uma próxima compra, as medidas se mantêm. Outro diferencial é a consultoria de imagem e estilo, que indica os melhores tons, peças e acessórios, de forma 100% personalizada.

Com diversas empresas nascendo e crescendo na região, Santa Catarina segue se fortalecendo como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Brasil. Cada vez mais robusto e competitivo, esse ecossistema gera oportunidades para que mais empresas nasçam e construam um futuro ainda mais conectado e globalizado.