Havaianas utiliza plataforma de inteligência artificial para administrar os seus ativos digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Yapoli, plataforma de gestão de ativos digitais, tem sido uma aliada fundamental para a equipe de marketing da Havaianas. Com a tecnologia DAM (Digital Asset Management), a martech tem garantido a capacidade de gestão e distribuição de conteúdos digitais da marca de forma ágil e segura, assegurando a estrutura necessária para a expansão e desenvolvimento da parceira.

A Havaianas buscou a startup, em março de 2020, para escalar a positivação de banners e imagens dos produtos em lojas virtuais de parceiros. Esse era um processo manual, em que os conteúdos eram enviados por e-mail aos marketplaces.

Desde então, a tecnologia da Yapoli possibilitou que esse processo tenha o seu tempo médio abreviado. O que antes levava até 20 dias, hoje é realizado em 1, potencializando o desenvolvimento de projetos mais acelerados e assertivos. “Com a plataforma entregamos muito mais agilidade ao processo. Criamos acessos para todos os fornecedores, possibilitando que eles entrem e baixem os materiais necessários. E o time da Havaianas consegue acompanhar a utilização por meio de relatórios de engajamento” explica Adalberto Generoso, co-fundador e CEO da Yapoli.

A Alpargatas, dona da marca Havaianas, está em processo de transformação digital, e isso reflete em como a marca inova e traz melhoria na experiência e no relacionamento com os usuários. “Digitalização e inovação são pilares de negócio fundamentais para crescermos cada vez mais, trazer parceiros como a Yapoli alavancam nossos resultados nessas frentes”, comenta Gilson Jr., Vice Presidente da Alpargatas e COO da Ioasys.    

Contribuições decisivas

Isso porque, o trabalho da martech garante benefícios imprescindíveis na organização, gestão de vigência e distribuição em escala dos materiais de produtos e visual merchandising da Havaianas em escala global. Dessa forma, a startup garante que ativos digitais importantes, como documentos, planilhas, fotos, vídeos, segredos industriais, contratos, entre outros, estejam armazenados de forma segura e de fácil acesso para os funcionários de todas as partes do planeta.

A plataforma atua por meio de inteligência artificial exclusiva que é capaz de, não só organizar e distribuir os materiais das empresas, mas também, extrair dados desses ativos, como por exemplo a paleta de cores predominante dos produtos. Tudo isso contando com a comodidade e segurança que esses arquivos estão delimitados, promovendo o acesso a esses conteúdos somente para usuários que se encaixam no perfil e região pré-selecionados. 

“Essas informações coletadas permitem um armazenamento mais assertivo dos arquivos, facilita o trabalho de busca e localização dos materiais, tornando esse processo tão simples quanto uma busca no Google, além de alimentando áreas como e-commerce e inteligência de mercado nos tornando um potencial data lake orientado à ativos digitais”, destaca Generoso

Vale ressaltar ainda que a gestão desses ativos, ajuda minimizar vazamento industrial, perda de históricos de criativos e campanhas, e risco jurídico de veiculação de materiais fora de vigência e brand equity (equidade da marca em todos os pontos e canais de vendas, online). 

“Basicamente, contemplamos nossos parceiros com a centralização, organização e distribuição omnicanal em escala de todos os seus documentos e conteúdos digitais. Além de garantir a segurança desses produtos, essa inteligência e tecnologia asseguram o material certo, na hora certa, para a pessoa certa”, completa Adalberto. 

Sobre a Yapoli

Yapoli, principal referência em gestão de ativos digitais do Brasil e uma das 100 Startups To Watch 2022 da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, é a única solução brasileira focada em gestão de materiais digitais para grandes corporações. Controle, governança, segurança e distribuição em escala de materiais digitais garantem a consistência na comunicação e consumo omnicanal em ecossistemas corporativos cada vez mais digitais.

Criada em 2018, a empresa tem como propósito empoderar pessoas e organizações com agilidade e redução de custos. além de maximizar o uso de seus ativos digitais. hoje a Yapoli atua com as maiores empresas do país, como: Eurofarma, Flamengo, Havaianas Global, Portobello, entre outras.