Foodtechs brasileiras ultrapassaram o valor de US$ 1 bilhão em investimentos recebidos

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Segundo o Report Foodtech 2022, estudo inédito elaborado pela Outcast Ventures, gestora de investimentos especializada em foodtech, em parceria com o Distrito, plataforma de inovação aberta e transformação digital, lançado no dia 23 de março, os investimentos em foodtechs ultrapassaram o valor de US$ 1 bilhão no Brasil entre 2010 e 2021. 

O levantamento apresenta um mapeamento sobre o setor de foodtechs no Brasil, analisando sete categorias (Super Foods, Food Delivery, Smart Kitchen & Restaurant Tech, Farm-to-table, Food Safety & Traceability, Consumer Service e Waste Management), além do histórico de investimentos, tendências de crescimento, principais modelos de negócio e panorama de empregabilidade.

Internacionalmente, o crescimento do mercado de foodtechs também apresenta essa tendência. O estudo mapeou mais de 10 mil novas startups desde 2016, com cerca de US$ 68 bilhões investidos. 

Uma das categorias analisadas, Farm-to-table, apresenta um interessante avanço nos números. Este é um movimento que tem como objetivo aproximar o produtor do consumidor, diminuindo a quantidade de intermediários no processo e aumentando a eficiência da cadeia de suprimentos, oferecendo alimentos realmente frescos aos consumidores. 

É nessa esteira que a empresa paulistana Freshmania iniciou suas operações em 2021. O e-commerce tem como foco a venda de leite fresco, que leva menos de 48 horas do momento da produção até a casa do cliente, seguindo o conceito “da fazenda direto para sua mesa”. 

“O Freshmania nasceu com objetivo de levar alimento extremamente fresco, do produtor para a mesa do consumidor, no menor prazo possível”, explica a CEO Einat Eisler Carasso. “Nós acreditamos que a experiência de se consumir um alimento próximo à produção é outra”.

Além do leite fresco, o e-commerce também conta com uma curadoria de marcas parceiras, que inclui laticínios frescos, queijos, bebidas, alimentos in natura (ovos, cogumelos e tomates), doces e geleias. “Escolhemos comercializar produtos que nós mesmos levamos para a nossa mesa, que alimentam nossas famílias. Além disso, nossos valores trazem o respeito à natureza e o trato adequado aos animais, e toda a dedicação dos produtores para produzir e fornecer o melhor produto para os consumidores”, ressalta Einat. 

Futuro inovador

O Report Foodtech 2022 ainda destaca as tendências do mercado, apontando para um futuro inovador. Destacam-se o crescimento dos setores voltados à produção de proteínas alternativas, uma maior transparência na cadeia de suprimentos e a busca por serviços de nutrição personalizada. O estudo evidencia que o total de US$ 1 bilhão em investimentos foi feito em todas as categorias de foodtechs elencadas, o que mostra uma diversificação do setor.

Freshmania

E-commerce inaugurado em 2021, o Freshmania tem como propósito estreitar o caminho entre o produtor e o consumidor. Acreditamos que o melhor para você e sua família é o que daríamos para nós também. Somos fresh com a conservação, armazenagem e transporte dos nossos produtos. Curadoria cuidadosa, com produtos sempre muito frescos e de origem.