Fintech mineira conquista certificação internacional de antissuborno

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Uma certificação relativamente recente, a ISO 37001, que especifica requisitos e fornece orientações para o estabelecimento, a implementação, a manutenção, a análise crítica e a melhoria contínua do sistema de gestão antissuborno, desperta cada vez mais o interesse de empresas desse setor no Brasil.

A certificação, da International Organization for Standardization (origem da sigla ISO), atesta que toda estrutura do sistema de gestão antissuborno está fundamentada em procedimentos que mitigam e controlam os riscos de aliciamento, prática a que esse serviço está sujeita. Ou seja, o selo dá às empresas segurança da lisura do processo.

Fintech líder na gestão de benefícios consignados no Brasil, a Zetra — que nasceu em 2000, em Minas Gerais — acaba de conquistar essa certificação (sendo a única no segmento de gestão da margem consignável com o selo) e de acordo com o seguinte escopo:

“Gerenciamento do Sistema de Gestão Antissuborno, incluindo implementação, monitoramento e melhoria contínua dos processos da Alta Direção, comerciais, financeiros, jurídicos e contratuais, da matriz em Nova Lima, com atuação em todo território nacional”.

Para seu diretor de Governança, Risco e Compliance, Eloi Rezende, o selo é uma forma de reafirmar o compromisso das instituições com a ética e com a transparência. “A certificação é relativamente recente. Ao obtê-la, esperamos contribuir para que se replique um movimento de compliance nacional, a fim de combater práticas indevidas. A sociedade não suporta mais desvios, e é importante todo mundo fazer sua parte”, destaca o executivo.

A fim de conquistar a ISO 37001, uma série de passos deve ser cumprida, e a organização ISO cita oito como basilares; são eles: entendendo a organização e seu contexto; entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas; processo de avaliação de risco de suborno; liderança e comprometimento; política antissuborno; ações para abordar riscos e oportunidades; conscientização e treinamento; e informação documentada.

SOBRE A ZETRA

A Zetra dispõe de duas soluções no campo dos benefícios consignados: eConsig, de benefícios consignados; e Gestão do Benefício de Saúde. Ambas constituem em gestão on-line e automatizada fornecida aos departamentos de Recursos Humanos das empresas públicas e privadas.

“O portal de benefícios consignados eConsig ajuda os gestores de RH a promover a inclusão financeira dos seus trabalhadores, e sem custos. Pela solução voltada à saúde, os gestores de RH podem oferecer diversos planos de saúde e odontológico a seus times com preços mais acessíveis”, sublinha Rezende.