Ferramenta lançada pela Microsoft transcreve áudios para texto no Word

por | ago 27, 2020 | Noticias | 1 Comentário

A Microsoft anunciou um novo e interessante recurso para os assinantes do pacote de programas para escritório Microsoft 365 (anteriormente chamado de Office 365). Trata-se da função transcrever, onde o usuário poderá gravar um áudio ao vivo (ou fazer upload de um arquivo já pronto) e o Word irá transcrever em forma de texto o que foi dito na gravação. Felizmente a novidade será gratuita para os usuários da assinatura do Microsoft 365.

Onde é possível utilizar a funcionalidade “transcrever”

Por enquanto, o recurso “transcrever” só está disponível na versão web do Word. Para acessá-lo, basta acessar algum serviço da Microsoft no navegador como o Outlook (ou Hotmail) ou OneDrive, clicar no quadrado formado ponto pontos em cima no canto esquerdo e selecionar “Word”. Após abrir, selecione a seta ao lado de “Ditar” (recurso que escreve o que a pessoa está falando utilizando o microfone do computador).

O recurso ditar e transcrever podem ser muito úteis, pois você pode utilizá-los, por exemplo, para escrever o que você está dizendo durante uma videochamada de uma aula online. Também é possível utilizar algum dispositivo externo para gravar, copiar o arquivo para o computador e realizar o upload no Word. Os formatos de arquivo de áudio aceitos são .mp3, .wav, .mp4a e .mp4.
Disponibilidade

Por enquanto, não consigo ter acesso a função “transcrever” em minha conta brasileira do Microsoft 365, embora ela apareça como opção. Porém, creio que em breve ela já estará disponível. Até o momento, só consigo utilizar a função “ditar” (disponível tanto no Word para desktop quanto para web), que é muito útil para transformar a fala que está sendo dita no momento em texto.

De acordo com a Microsoft, futuramente a empresa pretende trazer a função “transcrever” do Word para os aplicativos para Android e iOS, porém não mencionou nada sobre a versão para desktop. É importante salientar que os usuários do Microsoft 365 poderão utilizar a função gravando um total de 5 horas de áudio por mês.

Fonte: Oficina da Net

1 Comentário

  1. Oséias Silva

    Excelente idéia, havia comentado recentemente se isso seria possível e agora recebi o link com essa matéria, muito bom mesmo.

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This