Ferramenta lançada pela Microsoft transcreve áudios para texto no Word

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

A Microsoft anunciou um novo e interessante recurso para os assinantes do pacote de programas para escritório Microsoft 365 (anteriormente chamado de Office 365). Trata-se da função transcrever, onde o usuário poderá gravar um áudio ao vivo (ou fazer upload de um arquivo já pronto) e o Word irá transcrever em forma de texto o que foi dito na gravação. Felizmente a novidade será gratuita para os usuários da assinatura do Microsoft 365.

Onde é possível utilizar a funcionalidade “transcrever”

Por enquanto, o recurso “transcrever” só está disponível na versão web do Word. Para acessá-lo, basta acessar algum serviço da Microsoft no navegador como o Outlook (ou Hotmail) ou OneDrive, clicar no quadrado formado ponto pontos em cima no canto esquerdo e selecionar “Word”. Após abrir, selecione a seta ao lado de “Ditar” (recurso que escreve o que a pessoa está falando utilizando o microfone do computador).

O recurso ditar e transcrever podem ser muito úteis, pois você pode utilizá-los, por exemplo, para escrever o que você está dizendo durante uma videochamada de uma aula online. Também é possível utilizar algum dispositivo externo para gravar, copiar o arquivo para o computador e realizar o upload no Word. Os formatos de arquivo de áudio aceitos são .mp3, .wav, .mp4a e .mp4.
Disponibilidade

Por enquanto, não consigo ter acesso a função “transcrever” em minha conta brasileira do Microsoft 365, embora ela apareça como opção. Porém, creio que em breve ela já estará disponível. Até o momento, só consigo utilizar a função “ditar” (disponível tanto no Word para desktop quanto para web), que é muito útil para transformar a fala que está sendo dita no momento em texto.

De acordo com a Microsoft, futuramente a empresa pretende trazer a função “transcrever” do Word para os aplicativos para Android e iOS, porém não mencionou nada sobre a versão para desktop. É importante salientar que os usuários do Microsoft 365 poderão utilizar a função gravando um total de 5 horas de áudio por mês.

Fonte: Oficina da Net