Empresa de tecnologia financeira lança o primeiro marketplace de antecipação de recebíveis do mercado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

 O pagamento por meio de cartões é hoje a preferência dos consumidores frente a qualquer outro meio de pagamento. Segundo pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), as transações por cartões registraram um aumento de 17,4% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano em comparação com 2020.  O período de pandemia do novo coronavírus também se refletiu em um crescimento de 35,6% nas compras não presenciais, que chegaram a R$ 120 bilhões no período de janeiro a março deste ano. As compras remotas representam ainda 35% de todas as transações feitas por cartões de crédito. Porém os reflexos da pandemia também aceleraram a busca das empresas por maior crédito no mercado.

Hoje, independentemente da modalidade de venda, seja no e-commerce ou nas vendas presenciais com as famosas “maquininhas”, as empresas enfrentam um grande desafio: a demora no recebimento dessas vendas, que prejudica o fluxo de caixa da companhia. A antecipação de recebíveis dessas operações se tornou uma solução viável para esse problema, mas trouxe outro grande desafio: a necessidade de ficar preso a uma única adquirente ou instituição financeira, tornando a empresa refém das taxas aplicadas por aquela instituição.

Para transformar o problema em oportunidade, a FINNET, empresa de tecnologia financeira, desenvolveu um sistema onde essas vendas são unificadas e transformadas em crédito, com a possibilidade de antecipar o recebimento, independentemente da adquirente ou banco utilizado.  No Antecipag Cartões, a primeira plataforma marketplace de antecipação de cartões de crédito, a gestão de todas as vendas, seja digital ou presencial, ficam disponíveis para a empresa antecipar.

Na mesma plataforma estarão os principais financiadores disponíveis no mercado para fazer a antecipação dos valores a serem recebidos. O sistema funciona como um leilão que irá descobrir qual instituição financeira tem a melhor taxa e apresentará ao cliente de maneira simplificada.

“Estamos lançando no mercado uma plataforma de negociação e antecipação de recebíveis marketplace que revolucionará todo o sistema financeiro. É o primeiro sistema capaz de reunir diversas instituições financeiras em um mesmo ambiente, como se fosse uma hub, possibilitando à empresa escolher trabalhar com a instituição que oferece as melhores oportunidades”, afirma Marcos Bonfá, Presidente da FINNET.

Revolução no mercado:

Em junho deste ano, o BACEN determinou a união das registradoras – onde são listados todos os pagamentos recebidos via vendas por cartões, e estabeleceu que as empresas são obrigadas a registrar todos os valores. A mudança na regra resultou em maior liberdade para que quem utiliza essa modalidade, para que possa negociar seus créditos com qualquer instituição financeira.

“O Antecipag cartões permite que as empresas operem a antecipação com os principais bancos e adquirentes, as empresas não se restringem mais em antecipar somente com as instituições na qual possuem relacionamento, agora possuem total liberdade para negociar e escolher a melhor instituição e as melhores taxas. O modelo ficou mais fácil e desburocratizado, pois a nova operação trouxe maior segurança para as instituições, que agora contam com o registro dos valores em um sistema unificado, ajudando a trazer novos entrantes no mercado e performando uma maior concorrência entre as instituições para o cliente escolher a melhor oferta. A mudança impacta positivamente o consumidor final, que agora possui um maior poder de barganha para negociar seus recebiveis”, destaca Felipe Maramarque, Head de Crédito da Finnet.