Edtech premia ideias inovadoras em hackathon corporativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Desenvolver e avaliar soluções de inovação na operação pode ser muito mais fácil quando a ideia vem de dentro de casa. Esse foi o objetivo do hackathon promovido pela Edusoft, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para gestão educacional. O evento buscou o compartilhamento de ideias e propostas inovadoras, vindas de sua própria equipe.

“Ao juntar pessoas de diferentes áreas em uma maratona de criatividade para a resolução de situações incômodas no dia a dia da organização e, consequentemente, melhorar a experiência do usuário, toda a empresa tem a ganhar. Em primeiro lugar, com as sugestões que os colaboradores vão trazer e em segundo lugar com a valorização do esforço deles”, diz Michel Robert Weigmann, CEO da Edusoft.

Com origem na indústria de softwares, o termo “hackathon” vem da união das palavras “hack” (conhecimento profundo em programação)  e “marathon” (maratona em inglês). Essa foi a primeira edição do hackathon organizado pela Edusoft, que foi lançado em fevereiro, com a abertura das inscrições para as equipes com suas ideias e propostas, e teve sua conclusão no sábado (11). As equipes tiveram a oportunidade de elaborar o projeto de acordo com as regras do evento e apresentar suas iniciativas para uma comissão organizadora.

“Para avaliar os projetos apresentados, levamos em consideração alguns critérios como a aplicabilidade e ganho operacional da ideia, ou seja, quão eficaz ela pode tornar o nosso trabalho e quais seus benefícios. O planejamento e o uso de tecnologia também foram avaliados, já que preferimos sugestões que possam ser implementadas em até duas semanas e que tecnologias foram ou serão usadas para esse fim”, afirma o gestor da edtech.

Projeto vencedor

A equipe vencedora foi a Invictos, composta por Lucas Dutra e Luiz Debatin do setor de desenvolvimento, além de Ellen Santos, do comercial da Edusoft. O time apresentou uma ideia baseada em um obstáculo que a empresa enfrenta atualmente, que é o controle das solicitações de férias. De acordo com o grupo, a tarefa acaba tomando um tempo considerável dos gestores e principalmente do setor de RH. 

Para garantir o desenvolvimento da solução para esta situação, a equipe focou na aplicabilidade, pensando em reutilizar grande parte das tecnologias que a edtech já usa. Assim, com o problema em mente, o desafio do grupo foi entender como os usuários gostariam de utilizar a ferramenta, entendendo melhor suas dores.

Os envolvidos na elaboração do projeto levaram para casa um prêmio de R$ 2 mil. “Eu, como gestor, acredito no trabalho colaborativo. Sei que as pessoas que trabalham comigo têm ideias e sugestões incríveis e acreditamos que o hackathon vai impulsionar essa criatividade e colaboração no nosso dia a dia. No final, a Edusoft foi a verdadeira premiada, com tantas inspirações para melhoria da eficiência operacional”, garante Michel.

Sobre a Edusoft

Uma das marcas brasileiras pioneiras em soluções para gestão educacional, a Edusoft é uma edtech que atende desde escolas de educação infantil até universidades e grandes grupos educacionais. A empresa foi fundada em 1984 e gerencia a relação de 300 instituições e redes de ensino com mais de 500 mil alunos. Seu carro-chefe é a plataforma Mentor, que permite o gerenciamento de todo o ciclo de vida do cliente, desde a área comercial e financeira até as avaliações, processos seletivos e inscrições online, passando por biblioteca, secretaria e relacionamento entre família e escola.