Do papel ao digital: consultoria de tecnologia otimiza tomada de decisões estratégicas no mercado de investimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do mercado de investimentos a partir de bases inovadoras, a MAGIT, empresa especializada em transformação digital, desenvolveu uma solução para otimizar a experiência de consulta formal da Vórtx, fintech de infra estrutura para o mercado de capitais. A partir da implantação de um aplicativo de mensagens instantâneas, os cotistas passaram a aumentar a participação nas decisões estratégicas das ações investidas.

De acordo com David Lojudice, CTO da Vórtx, o cotista é a figura fundamental no momento de decidir e influenciar o movimento de suas reservas financeiras, mas a companhia estava com um baixo nível de engajamento dos investidores nesse processo. “Nós tínhamos uma consulta formal realizada por meio de e-mails e até mesmo cartas de papel, o que criava uma barreira entre o cotista e a votação de uma decisão, já que era preciso despender de um maior esforço para esse fim”, afirma.

Após a transformação do sistema de votação, que saiu em boa parte do papel para o ambiente digital, a companhia conseguiu observar uma participação mais ativa nas ações do fundo de investimento. “A solução que encontramos junto à MAGIT por meio do aplicativo de mensagens instantâneas impacta a nossa base de mais de 2 milhões de investidores, refletindo em um aumento em mais de 200% do volume de votos recebidos na plataforma. A iniciativa também contribuiu para uma maior eficiência operacional do time da Vórtx, visto que a votação passou a ser computada de forma automática”, explica Lojudice.

Para o CEO da MAGIT, Murilo Gomes, a solução empregada foi uma evolução de uma parceria já existente entre as empresas, com o VxMeetings, uma plataforma de assembleias digitais. A alternativa indicada pela MAGIT para solucionar a dor dos cotistas e em paralelo impulsionar a escalabilidade do negócio foi reforçar a cultura de digitalização. Ao todo, a automação da consulta formal levou dois meses para ser elaborada e implantada.

“O avanço tecnológico acontece justamente para aprimorar processos internos e consequentemente melhorar o desempenho geral de uma corporação, sem deixar de garantir a melhor jornada ao cliente final. Neste caso, criamos uma votação simplificada via WhatsApp. Afinal, nem sempre é necessário uma inovação mirabolante para atender a uma necessidade pontual”, explica Gomes.