Diário do Comércio reúne lideranças da inovação para debate comemorativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Basta acessar algumas plataformas de notícias ou navegar pelas redes sociais para ser impactado pelos temas da transformação digital. Muito se fala em termos como metaverso e  inteligência artificial, mas há uma pergunta que ainda precisa ser respondida nesse universo: como a tecnologia pode contribuir para um mundo mais sustentável e justo? 

Esse é o cerne da discussão do 2º debate do Diálogos DC 90 anos, que será lançado no dia 4 de agosto, no canal do Youtube do Diário do Comércio. Com a temática “A Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica”, a discussão faz parte de uma série de 5 debates, que acontecem entre julho e novembro, baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU.

Criado em 2016, o Diálogos DC busca o poder transformador da troca de ideias por meio de debates realizados entre especialistas, representantes do poder público, da sociedade civil e de empresas dos diferentes setores econômicos. Em 2022, com a curadoria da Maya PR, a iniciativa ganhou o nome especial Diálogos DC 90 anos, em comemoração às nove décadas do jornal. 

O debate sobre inovação e produção tecnológica contará com a participação do Gerente Geral de Inovação, Novos Negócios e do Açolab Ventures na ArcelorMittal, Rodrigo Carazolli; e da Gerente de Negócios e Parcerias da Fundep, Janayna Bhering. Eles vão apresentar suas considerações com base em cases e vivências das instituições que representam.

Em seguida, o Cofundador do HackTown, João Rubens, será convidado para apresentar o case do HackTown, um festival de criatividade que acontece anualmente, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, e que na edição 2022, prevista para entre 15 e 18 de setembro, deverá reunir mais de 800 palestras, showcases e workshops. O empreendedor vai falar sobre como um polo de inovação está contribuindo com a produção de novas tecnologias, com a história de empreendedores e com a cultura de inovação no estado. 

Após as apresentações serão convidados para a discussão o Presidente do Sindinfor e  Presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da Fiemg, Fábio Veras; e o Diretor do Instituto Orior e representante do Movimento Minas 2032, Raimundo Soares. Eles farão uma espécie de “colheita” do que foi apresentado e, com base em suas trajetórias, apresentarão pontos de reflexão e debate. A mediação será feita pela jornalista Paola Carvalho. 

presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, chama a atenção para a relevância do debate. “O Diário do Comércio investe nesses diálogos porque entende sua missão de ir além da notícia e de propor um jornalismo transformador. Mas não fazemos isso sozinhos: convidamos todos e todas para a construção conjunta desse futuro que queremos”, afirma.

Além da qualidade da inovação e da produção tecnológica, o Diálogos DC 90 anos também discute a qualidade da Educação e da Cultura; a qualidade da Cidadania e da Democracia; a qualidade de Vida e Ambiental e a qualidade da Geração e Distribuição de Riquezas. Os debates são gravados e veiculados mensalmente no Youtube do Diário do Comércio.