Cripto é a economia do metaverso

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Muito tem se falado sobre o metaverso desde que o Facebook anunciou a mudança de nome da empresa para Meta. O ambiente que mescla o mundo real com o virtual, promovendo uma imersão completa ao usuário, serve também como porta de entrada para a criptoeconomia. 

Rodrigo Soeiro, fundador da Monnos, primeiro criptobanco do Brasil, explica que há uma relação de coexistência e dependência entre metaverso e criptomoedas que permite outros formatos de interação além do entretenimento, com verdadeiras oportunidades de negócios e investimentos. “O metaverso se projetou com os jogos, mas para viabilizá-lo era vital uma infraestrutura econômica real e aceita globalmente. O mercado cripto está alinhado às características em que o metaverso se baseia e necessita, provendo segurança, credibilidade e sem a necessidade de intermediários, integrando serviços financeiros e, por fim, possibilitando a comercialização de produtos e serviços”, afirma. 

E ele não é o único que pensa assim. No ano passado, a Grayscale, autoridade no segmento de moedas digitais e gestão de criptoativos, indicou em relatório que o metaverso tem potencial para gerar US$ 1 trilhão em receita anual. 

A tendência é percebida também pelo movimento de marcas que apostam na criação de espaços virtuais dentro desses ambientes. “A partir do surgimento dos NFTs, tokens não fungíveis, iniciou-se a aproximação de artistas, personalidades e grandes marcas, através da realização de eventos, shows ou a disponibilidade de avatares vestidos dos pés a cabeça por marcas como Adidas, Nike, Prada e outros. Esse advento (o NFT), trouxe uma nova dinâmica para os metaversos e possibilitou que segmentos diversos tangibilizassem as reais possibilidades do ecossistema”, complementa.

Isso quer dizer que todo mundo vai migrar para o ambiente digital? Não necessariamente, mas a tecnologia tem se provado cada vez mais capaz de oferecer essa opção, exigindo inovações adaptáveis às mudanças de comportamento dos consumidores, como é o caso das criptomoedas. 

O bitcoin, exemplo de criptomoeda mais popular, teve valorização de 59,6% em 2021, segundo números divulgados pelo Investing. Apesar das altas e baixas, o ativo chegou a valer US$ 61.309,60 em outubro, período de melhor desempenho do ano. 

Um presente do futuro

Toda essa relação entre criptoeconomia, metaverso e NFTs só é possível graças ao blockchain, que traz segurança, transparência e credibilidade para as transações virtuais. Se esse tipo de tecnologia era imaginada apenas para o futuro, a realidade já é bem presente. 

“O metaverso já deixou de ser um ambiente de ficção para ser algo real, em plena expansão e evolução diárias. Esse ecossistema associado à criptoeconomia mudará a forma que lidamos com internet, finanças, varejo e muito mais. Sugiro acompanhar de perto”, declara Soeiro. 

Leia mais sobre metaverso no e-book especial da Monnos: https://content.monnos.com/e-book-metaverso 

Sobre a Monnos

Primeiro cryptobank do Brasil, a Monnos já opera em mais de 118 países oferecendo mais de 90 criptoativos diferentes. Entre os seus serviços, além do cartão com cashback, a companhia também trabalha com pagamento de boletos, oferece uma rede social de investimentos e possui um agregador de notícias, para que a base de clientes esteja sempre ciente de tudo o que acontece com o mercado cripto. Atualmente, conta com mais de 35 mil usuários no Brasil e no mundo.