Conheça startups que dão oportunidades para ser dono do próprio negócio

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Atualmente, o empreendedorismo é considerado uma oportunidade para os brasileiros que desejam conquistar um espaço no mercado de trabalho. Diante dos modelos disponíveis, o licenciamento tem se revelado um investimento promissor para os novos empreendedores, visto que o setor registrou um faturamento de R$ 21 bilhões em 2020 segundo um estudo da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). 

Esse tipo de negócio entre empresa e empreendedor é uma parceria de ganha-ganha na qual é possível iniciar um negócio com um baixo valor de investimento inicial e que pode trazer um retorno financeiro ainda no primeiro mês. Outra vantagem desse formato é adquirir o direito de uso de uma marca que está consolidada no mercado. Por tais motivos, algumas startups oferecem esse modelo de serviço para quem deseja ser dono do próprio negócio a partir de R$ 1,5 mil. Confira abaixo: 

Alfred Delivery – É uma plataforma de entregas last mile, momento do processo em que corresponde a saída do centro de distribuição até o endereço final do cliente, presente em mais de 160 cidades interioranas do Brasil. A empresa oferece serviços de intermediação de entregas de produtos dos mais variados segmentos. Atualmente conta com cerca de 180 empreendedores licenciados, que trabalham de forma 100% digital na gestão do negócio em suas respectivas cidades.

Investimento inicial – R$ 1.500 à vista ou 12x de R$ 129,90

Lucro mensal: De R$ 3 a 10 mil

Payback – em até seis meses

Minha Quitandinha – A startup com foco em solução para o mercado de varejo traz uma inovação no segmento de conveniência. A Minha Quitandinha é um mini mercado autônomo, que com base no conceito de honest market, oferece aos consumidores de complexos comerciais ou residenciais mais de 700 produtos, que vão desde alimentos a itens de higiene pessoal e limpeza. Funciona durante 24 horas ao longo dos sete dias da semana.

Investimento inicial – R$ 35 mil, com uma taxa de R$ 9 mil (primeira loja) e R$ 6 mil por loja adicional.

Taxa de rentabilidade – 20 a 25% 

Payback – a partir do nono mês. 

Quero 2 Pay – A startup que atua no segmento de finanças por meio de maquininhas de cartão apresenta duas modalidades de licenciamento, sendo elas a padrão e a plus, nas quais os empreendedores podem atuar como representantes da marca ao adquirir uma máquina a fim de ampliar e administrar a carteira de parceiros que utilizam esse tipo de serviço em seus estabelecimentos. 

Investimento inicial – R$ 3.000 (padrão) e R$ 15.000 (plus). 

Taxa de rentabilidade – a cada novo cliente, ganha-se uma receita de R$ 100, além da recorrência sobre o total transacionado (TPV). 

Payback – a partir do primeiro mês (padrão) e a partir do sexto mês (plus). 

Take and Go – A startup oferece uma geladeira de cerveja que pode ser instalada em condomínios residenciais ou comerciais, disponibilizando até 300 garrafas geladas durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um intermediário para a finalização da compra. A Take é a primeira vending machine, como também são chamadas as geladeiras, a operar com inteligência artificial. Desta maneira, por meio de reconhecimento de imagem, é possível identificar qual bebida está sendo retirada, proporcionando uma cobrança automática no cartão de crédito cadastrado no aplicativo da marca. 

Investimento inicial – R$ 60 mil 

Taxa de rentabilidade – De 13% a 22%

Payback – de 12 a 24 meses.