Conheça a startup que está por trás dos primeiros supermercados autônomos do país

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Avenida República Argentina, 1505, bairro Água Verde, Curitiba. É nesse endereço da capital do Paraná onde se encontra o primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil e da América Latina. Isto é, o cliente, antes de entrar na loja, realiza autenticação no aplicativo oficial, faz as suas compras, registrando os produtos que escolheu, e depois a conta é debitada pelo cartão do crédito.

Para que todo esse avanço tecnológico opere plenamente e para que toda essa sofisticação se traduza em eficiência e satisfação, há todo um trabalho e estrutura por trás. Por sinal, desenvolvimento e suporte que tendem a se tornar cada vez mais disponíveis para as empresas do varejo.

Nessa ponte, existem ecossistemas de inovação como a OasisLab, por exemplo, responsável por conectar o Grupo Muffato, dono desse primeiro supermercado autônomo do país, com a Sensei, startup de Portugal.

A OasisLab, com sede em São Paulo, é um hub de inovação voltado ao varejo, e a Sensei, especializada em soluções de lojas autônomas. Dessa dobradinha, depois transformada em triangulação com o Muffato, nasceu o projeto.

Segundo o sócio da OasisLab, Hélio Biagi, a aproximação entre Sensei e Muffato, intermediada pelo ecossistema de inovação, iniciou em 2019. “Feita essa aproximação, começou-se a estudar, então, uma solução de supermercado autônomo que melhor atendesse o perfil do consumidor brasileiro”, ressalta o executivo.

“Diariamente, estamos atentos ao que acontece de novo no Brasil e no mundo, inclusive por meio de nossos representantes na Europa e Estados Unidos, e prospectamos startups, realizamos parcerias e procuramos nos atualizar para que possamos trazer o melhor para o mercado brasileiro”, afirma Biagi.

Atuação internacional

A conexão com a portuguesa Sensei foi proporcionada pela Beautiful Brain Retail (BBR), ainda em 2019, através de seu fundador, Igor Paparoto, cuja atuação está ligada ao desenvolvimento de negócios/mercados para startups entre o Brasil e Europa. “Identificamos a solução de lojas autônomas da Sensei como uma grande oportunidade para o varejo brasileiro, pelo seu custo mais acessível e pela possibilidade de coleta de dados para gerar inteligência para o negócio”, explica o executivo.

Também faz parte dessa iniciativa a RenovRetail, de tecnologia da informação com soluções voltadas ao varejo e responsável por dar todo o suporte técnico necessário para a implementação da solução no Brasil. Ela desenvolveu as integrações definindo o sortimento, formação de preços, promoções e o APP de pagamento praticados na loja autônoma. Segundo Álvaro Farana, diretor-geral da empresa, as implementações com todos seus produtos já integrados nativamente tornam as compras muito mais rápidas e seguras. “Apoiaremos com todo nosso conhecimento e experiência de varejo no âmbito de processos e produtos inovadores. Isso é só o início do que estamos preparando para o mercado da América Latina”.

Esse consórcio formado pelas empresas OasisLab/ Beautiful Brain Retail /RenovRetail irá representar e comercializar essa solução Sensei para toda a América Latina, assim como fez com o grupo Muffato.

Na avaliação de Hélio Biagi, o conceito de supermercados autônomos em breve deixará de ser tendência para se consolidar como realidade. “Acreditamos que esse conceito deverá crescer no mercado nacional, principalmente em alguns locais propícios a instalações de redes de conveniência, e o varejo, o físico e o digital estarão cada vez mais próximos, se complementando e proporcionando ao consumidor uma experiência híbrida e de maior eficiência”, aponta.


SAIBA MAIS

Sobre a OasisLab: https://oasislab.com.br/

Sobre a RenovRetail: https://renovretail.com.br

Sobre BBR: https://www.linkedin.com/company/beautiful-brain-retail/?viewAsMember=true