Como a Inteligência Artificial está mudando o canteiro de obras

por | abr 5, 2022 | Artigos

A inteligência artificial é uma tecnologia capaz de analisar uma grande quantidade de dados, usando-os para tomar decisões, resolver problemas e aprender com os resultados. Na construção civil pode ser usada de diversas maneiras, desde um atendimento ao cliente por chatbot – uma espécie de assistente virtual, que responde via texto as dúvidas mais comuns e simples dos clientes -, proporcionando melhor experiência, sendo rápido e efetivo, como no planejamento e controle de obras.

No canteiro de obras, a IA ajuda a melhorar processos no controle e segurança, trazendo dados e gráficos de fácil visualização, contribuindo para dar mais agilidade e previsibilidade à obra. As possibilidades do uso de inteligência artificial são muitas e veremos cada vez mais soluções para o mercado de construção civil, como a junção da Inteligência Artificial e a Internet das Coisas, elaborando sistemas que usem o potencial desses dois conceitos para criar respostas inteligentes e sustentáveis para cidades e empreendimentos evoluídos.

Benefícios da Inteligência Artificial na obra

Na construção de um empreendimento a produção de dados é enorme, com informação sobre armazenamento de materiais, contratação e gestão de pessoas no canteiro de obras, equipamentos… a Inteligência Artificial na construção civil entra como uma aliada na hora de coletar e processar essas informações, demonstrando através de softwares quais são os ítens que devem ser observados de forma precisa.

O uso de robôs que monitoram a atividade no canteiro de obras também pode ser apontado como um benefício desta tecnologia. Através de escaneamento por câmeras pode-se identificar o fluxo de trabalho, verificar a segurança no local, certificar-se de que os trabalhadores estão utilizando equipamentos de segurança ou se posicionando em área perigosa. Outra vantagem que vale a pena destacar é a possibilidade de gestão de risco, também por meio de softwares e robôs que verificam o andamento da obra e podem identificar riscos a serem levados em consideração. 

Além disso, a inteligência artificial tem sido um fator essencial para otimizar o relacionamento com o cliente, agilizando a resolução de dúvidas, envio de materiais, agendamento de assistências técnicas e outras demandas frequentes do pós-obra.

Previsão de resistência e eficiência técnica do cimento
A inteligência artificial também pode ajudar na previsão de resistência e eficiência técnica do cimento. A IA está sendo utilizada na área de cimentos e trazendo resultados importantes para o segmento. Com utilização de uma grande base de dados de resultados reais de testes de cimentos, a inteligência artificial pode analisar estas informações e criar padrões para prever as respostas de resistência final do concreto.

Na forma tradicional os ensaios de resistência à compressão são obrigatórios pela norma brasileira e são realizados aos 28 dias. Com a implantação do sistema de inteligência artificial é possível identificar e prever em apenas 3 dias o resultado de resistência do concreto, permitindo assim que a empresa faça ajustes e correções preventivas em eventuais desvios de resistência do material, reduzindo e evitando possíveis problemas. Com o sistema também é possível predizer a eficiência técnica do concreto, permitindo medir o desempenho do cimento no concreto e avaliar a performance do produto.

Gestão de risco no canteiro
Outro destaque é para a gestão de risco no canteiro. Um tema muito importante neste ambiente é a segurança no trabalho, e a inteligência artificial pode ajudar e muito no sentido de antever situações de risco ou problemas, evitando acidentes durante o período de obra. Isto é realizado com adoção de câmeras e com tecnologias de reconhecimento de imagens, onde pode-se identificar áreas ou cenários de risco, ou ainda algum funcionário sem proteção. O sistema gera um alerta, evitando possíveis acidentes, identificando falhas e garantindo um maior controle nos processos, gerando maior segurança da obra.

Comportamento e comunicação com clientes

A Inteligência Artificial pode ser utilizada em várias fases do empreendimento para acompanhar e analisar o comportamento dos clientes e trazer resultados importantes para as construtoras e incorporadoras, proporcionando uma melhor experiência do consumidor. Podemos dar como exemplo a pesquisa do imóvel na fase de compra, onde o algoritmo pode identificar as preferências do comprador e sugerir imóveis que correspondam às suas necessidades e expectativas. As imobiliárias e corretoras também são beneficiadas com os dados, trazendo características dos clientes que estão pesquisando e identificando aqueles que realmente tem intenção de comprar, ou se estão fazendo buscas apenas por curiosidade. 

A tecnologia permite este tipo de análise baseado no comportamento do cliente em sites de imóveis, pesquisa sobre financiamento e crédito, compras em outros portais, etc. Temos também a possibilidade de análises preditivas em que pode-se antecipar os clientes que apresentem mais probabilidade de fazerem um distrato, e assim a construtora pode antever e evitar alguns problemas e transtornos, com soluções para sanar estas situações.

Planejamento e condução da obra

Podemos utilizar a Inteligência Artificial para fazer projeções com base em situações e comportamentos anteriores, trazendo resultados, ou apresentando gráficos e insights para os times de engenharia visualizarem de forma rápida e fácil, tomando decisões para diminuir desperdícios no planejamento ou ainda corrigir possíveis erros, contribuindo e melhorando o andamento da obra, tendo mais agilidade e previsibilidade em todos os processos. Hoje temos startups que utilizam robôs para circular pela obra com câmeras acopladas fazendo leituras e comparações em tempo real do projeto em BIM com o realizado na obra, indicando possíveis erros de execução, ajudando na tomada de decisão em minutos, ou ainda já fazendo medições dos serviços realizados, gerando relatórios e trazendo dados inteligentes para que obra evolua conforme o planejado.

Sobre a FastBuilt

Com uma plataforma para trazer agilidade, rapidez, eficiência e transparência para o relacionamento das construtoras e incorporadoras com seus clientes, a FastBuilt foi fundada em 2018. A solução permite a gestão de manuais dos proprietários, facilitando o acesso do cliente às informações sobre o seu imóvel. Além disso, o consumidor pode acessar fotos, projetos, fornecedores, garantias, e solicitar assistência técnica do seu imóvel de qualquer dispositivo móvel, tendo em mãos uma ferramenta única para o atendimento rápido e eficiente.

*Por Jean Ferrari, engenheiro civil e fundador da construtech FastBuilt

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