Cinco dicas para sua startup garantir um lugar ao sol

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Conseguir um lugar ao sol não é nada fácil. Ser destaque no meio de um amontoado de ideias e projetos tem que ter um diferencial. Assim também é com as startups. A cada dia, um novo protótipo é lançado, um Plano de Negócios Canvas é finalizado ou um encontro de brainstorm e ideação é realizado. Existe muita informação e todos consideram a sua criação a mais genial ou a melhor solução para o momento.A concorrência é forte, afinal, como você, há também centenas ou milhares de sonhos que querem ser realizados. Na verdade, quando se diz que o sol nasce para todos, quer dizer que a oportunidade e sucesso estão aí em condições iguais para serem perseguidos. Mas, saiba que existem caminhos para brilhar mais e destacar sua startup nesse emaranhado de projetos. Vamos la:

    

1-      Seja um vendedor nato – no momento em que você está “apresentando“ a startup, está “vendendo” o seu negócio. A hora que precisa convencer quem está escutando o quão bom é o produto, dos problemas que vai resolver, as comodidades que vai garantir ou os custos que vai reduzir. Mas como em qualquer venda, ela se torna mais fácil se realmente você acredita no produto que está “vendendo” e também conhece dele. Ter as respostas necessárias e corretas a cada pergunta.

2-       Ter um bom produto viável e escalável  – o que as pessoas, e principalmente os investidores querem saber é se o seu negócio realmente vai trazer soluções que o mercado precisa e se a operação é viável. Não venha propor a solução para o fim da fome mundial se isso você não vai conseguir realizar. Outro fator que conta ponto a favor hoje é o negócio ser escalável. Isso quer dizer, se a startup tem capacidade de crescer cada vez mais, em receita e número de usuários, sem aumentar muito o custo da empresa. È claro, quando mais rápido esse crescimento, melhor.

 3-      Networking – não tem como prever ou saber quem está ali a sua frente, para quem é direcionado o pitch. Às vezes, essa pessoa que você não dá nada por ela, tem um contato fortíssimo na empresa X, que seria a redenção para o seu negócio. Por isso, converse, troque cartões, pois muitas conversas pós-eventos podem dar início a bons negócios inesperados. 

4-      Ser visto –  quanto mais eventos nesses moldes você participar, mais chance tem em ser visto. Na correria do dia a dia, talvez a pessoa certa não teve tempo para chegar até você e conhecer sua startup. Mas em um próximo evento, pode ser a oportunidade. Ainda mais com a quantidade de encontros relacionados à inovação realizados atualmente. Hoje também, a internet e ferramentas online, como redes sociais, permitem que o negócio seja propagado sem um custo alto de investimento em publicidade. Por isso, é sempre bom dar notícia das novidades, das parcerias, enfim, o que a startup está fazendo.

 5-      Ousadia – você não pode lamentar o erro do pênalti perdido se você não bater ele. Para errar, tem que tentar. Não se acanhe em se aproximar de determinada pessoa, em falar de sua startup, ou mesmo de mandar um e-mail para alguém que não conhece. Se mandar esse e-mail, o máximo que pode acontecer de ruim é não ter resposta. Ninguém vai te prender, processar ou xingar por isso. Nos dias de hoje, nem mesmo se sentir ofendido por tal “ousadia”. Assim, reflita: se você não mandar o e-mail não será respondido do mesmo jeito.