Chega ao mercado dispositivo que usa luz de LED e inteligência artificial para detectar idade gestacional de prematuros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais


Cerca de metade dos recém-nascidos no Brasil tem idade gestacional imprecisa em decorrência da não realização de ultrassom obstétrico nos três primeiros meses da gravidez e podem estar entre os 12% dos bebês que nascem antes de completar 37 semanas, sendo considerados prematuros e requerendo cuidados especiais imediatos para evitar intercorrências que podem lhe custar a vida ou trazer prejuízos permanentes à sua saúde.

Foi para oferecer uma resposta rápida e segura a essa situação, seja em localidades carentes de profissionais especializados e equipamentos, seja para racionalizar o uso dos recursos disponíveis ou apoiar decisões da equipe de saúde, que um grupo de pesquisadores brasileiros se uniu para desenvolver uma tecnologia capaz de estimar a idade gestacional com base na análise da pele do recém-nascido.

Batizado de Preemie-Test e recém-aprovado pela Anvisa, o dispositivo chega ao mercado por meio de uma parceria comercial entre a empresa brasileira Olidef, especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos médico-hospitalares, e a Birth Tech, criada pelo astrofísico Rodney Guimarães, um dos coordenadores da pesquisa, para produzir o equipamento.

Exclusiva no mercado, a tecnologia é resultado de oito anos de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e envolveu profissionais das áreas de neonatologia e obstetrícia, enfermagem, fisioterapia, física, ciência da computação e de dados. O equipamento é resultado de pesquisas que receberam apoio de instituições de fomento nacionais e internacionais, incluindo Ministério da Saúde, Fiocruz, Capes, Fapemig, Fundação Bill e Melinda Gates e Grand Challenges Canada.

Totalmente inofensivo e não invasivo, o Preemie-Test é parecido com uma caneta, medindo cerca de 15 centímetros de comprimento, e utiliza inteligência artificial e luz de LED para analisar a maturidade da pele do recém-nascido de acordo com a reflexão e a absorção da luz.

O algoritmo também leva em conta parâmetros o peso da criança e se a gestante fez uso corticoides durante o pré-natal, uma vez que este medicamento acelera a maturação do feto. O equipamento passou por ensaios clínicos em universidades e hospitais no Brasil e em Moçambique, onde foram avaliados mais de 800 recém-nascidos.

“O Preemie-Test ajuda na tomada de decisões críticas diretamente nos cenários de parto, reduzindo mortes e sequelas e otimizando o gerenciamento hospitalar, a exemplo da ocupação de leitos de UTI neonatal”, avalia André Ali Mere, CEO da Olidef, que há quase seis décadas desenvolve, produz e comercializa equipamentos médico-hospitalares de alta tecnologia que são destaque no Brasil e no mundo, exportando para mais de 50 países.

“A informação precisa sobre a cronologia gestacional pode contribuir para que as devidas manobras de sobrevivência ocorram em tempo, principalmente no que se refere à necessidade de suporte respiratório para que o neonato consiga sobreviver”, afirma Ali Mere.

Sobre a Olidef

A Olidef, empresa Grupo JP, com sede em Ribeirão Preto (SP) é especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos médico-hospitalares. Possui uma linha completa para neonatologia que inclui incubadoras, berços aquecidos, fototerapias e bilirrubinômetros, além de equipamentos para hospitais e clínicas como aspiradores cirúrgicos, compressores para nebulização, monitores multiparamétricos e carros de emergência. Exporta para mais de 50 países e tem seu sistema da qualidade certificado pelas Boas Práticas de Fabricação (ANVISA) e pela ISO 13485.