Bossanova adquire portal de notícias Startupi

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais


Após atingir o marco de mil startups investidas, a companhia de venture capital mais ativa da América Latina, Bossanova Investimentos, anuncia a aquisição do portal de notícias Startupi, que cobre os temas de startups e empreendedorismo. O movimento faz parte da estratégia da Bossanova de se consolidar como o principal ecossistema de venture capital do Brasil, atuando em áreas de investimento, educação, eventos, conexão e conteúdo para empreendedores e investidores desse mercado. O valor da aquisição não foi aberto.

Segundo João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos, o crescimento alcançado pelo Startupi nos últimos três anos, em número de visitantes únicos, receita, seguidores nas redes sociais e engajamento no mercado corporativo, somado à capacidade de execução da equipe do portal, foram os fatores que levaram a escolher o veículo como melhor opção do mercado. “O Startupi é pioneiro no mercado, tendo ganhado credibilidade não somente perante às startups, mas também junto aos principais investidores e corporações. Acompanho o trabalho do portal antes mesmo da criação da Bossanova. Por toda sua trajetória, linha editorial séria, sempre mantendo seu propósito de fortalecer o ecossistema de startups brasileiro, está muito alinhado com nossa visão”, destaca.

Fernanda Santos, que continuará à frente da redação do veículo como head de jornalismo, acredita que a credibilidade conquistada ao longo dos anos deve crescer ainda mais depois da aquisição. “Com os investimentos que serão feitos a partir de agora, vamos conseguir executar os planos que temos para o Startupi — como fortalecer o time de redação, melhorar o uso de tecnologias, reestruturar todo visual do portal para torná-lo mais moderno e atrativo aos leitores e, principalmente, gerar ainda mais conteúdos em diferentes formatos”, afirma.

O hub de venture capital da Bossanova

A Bossanova está se inspirando no modelo conhecido e consolidado utilizado pela XP Inc. para educar e fomentar mercados. Para isso, foram criados pilares de negócios como a iniciativa educacional Bossa Academy, uma formação 100% online para formar novos investidores; o banco digital BossaBank, pensando em oferecer diferentes serviços financeiros para o ecossistema de venture capital, que atendam demandas específicas de startups e de seus investidores — como conta digital, antecipação de recebíveis, cartão de crédito internacional, dentre outros; o Bossa Summit, principal evento de conexão entre os players do mercado de investimento que ocorre nesta semana, nos dias 06 e 07 de abril, e o Clube do Equity, grupo exclusivo para investidores de startups.

“Cada movimento que fazemos e os pilares que criamos se conectam com a nossa estratégia de nos tornarmos o principal hub de venture capital do país. O objetivo é um só: democratizar o mercado de venture capital. Ou seja, fazer com que cada vez mais startups possam receber investimentos e mais pessoas possam investir nessas startups, com conhecimento, informação e segurança”, explica Kepler.


Com a aquisição do Startupi, a companhia quer impulsionar ainda mais o conhecimento e a informação para fomentar a educação sobre startups e as mudanças sociais que essas empresas são capazes de promover, seja pelos novos empregos criados ou pela disrupção tecnológica oferecida. “Temos certeza de que o investimento em capacitação é fundamental para que o ecossistema cresça ainda mais, de maneira exponencial e sustentável. Acreditamos que o caminho é oferecer mais conhecimento, capacidade de gestão e acesso a capital para que novas startups surjam, gerando mais empregos, melhorias sociais e atraindo mais investimentos internacionais”, finaliza Kepler.