BASF (Suvinil) fecha parceria com startup brasileira para otimização de rotas de abastecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

      A alemã BASF, mas especificamente sua divisão de tintas Suvinil, fechou uma parceria com a startup PATHFIND para otimização das suas rotas de abastecimento em todo o Brasil. Com a inflação anual dos preços da gasolina em cerca de 30% e do óleo diesel em mais de 50%, empresas buscam maneiras de minimizar o impacto do elevado custo de transporte em seus negócios.

       O processo se iniciou com uma simulação ainda em 2020 e no mês de junho foi concluído com sucesso o rollout de toda a operação no Brasil.  A matriz vem acompanhando esse processo no Brasil que servirá de base para uma possível expansão em outros países da América do Sul.

      A Pathfind é uma startup que oferece um software que busca a otimização de rotas de transporte. A tecnologia é composta por dezenas de algoritmos, mais um sistema de mapas proprietário que analisa as melhores rotas para diminuir tempo e distância.

     Segundo Antonio Wrobleski, conselheiro da Pathfind, o otimizador pode reduzir o consumo de combustível entre 15% e 25%. Wrobleski afirma que a empresa apresentou um crescimento anual de 150% em maio deste ano, contando com clientes como Heineken, Carrefour e BRF.

       “ O otimizador da Pathfind diminui 15 a 20% dos custos logísticos de qualquer processo, as vantagens são crescentes já que outro diferencial do produto é o uso da inteligência artificial. Temos um software robusto, com 62 algoritmos e que é machine learning, ou seja, quanto mais ele é utilizado, mais ele aprende sobre suas rotas e consegue melhorar ainda mais o seu desempenho, gerando muito mais economia aos nossos clientes e parceiros”, finalizou Wrobleski.  

         Presidente do Conselho de Administração da BBM Logística, Conselheiro da Pathfind, especialista em logística. Engenheiro com MBA na NYU (New York University) e também sócio da Awro Logística e Participações. Ele foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até 2008, em 2009 montou a AWRO Logística e Participações, com foco em M&A e consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor Executivo na Hertz. O trabalho de Antonio Wrobleski tem exposição muito grande no mercado Internacional, com trabalhos em mais de 15 países tanto no trade de importação como de exportação. Além disso, ele é faixa preta em Jiu-jítsu, há 13 anos, e pratica o esporte há 30 anos.

       A Pathfind é uma empresa brasileira de software para a cadeia logística com especialização em ferramentas de roteirização e otimização inteligente de distribuição de cargas. A demanda por mais inteligência na distribuição de cargas com o aquecimento do e-commerce impulsionou os negócios da Pathfind, que oferece tecnologia para otimização dinâmica das rotas. Desde março, a carteira de clientes cresceu 40% acima do esperado e a previsão de crescimento para 2020, feita em janeiro, dobrou. Atualmente, a empresa atende a mais de 400 clientes, entre eles FedEx, DHL, Votorantim Cimentos, Nestlé e Heineken.