App identifica oportunidades de economia da conta de luz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

A comercializadora de energia Energizou acaba de lançar uma ferramenta de gestão totalmente gratuita que monitora o consumo e identifica até seis oportunidades de economia na conta de luz. Voltada para consumidores empresariais que têm gastos de pelo menos R$ 10 mil por mês com energia elétrica, o Energizou APP também  simplifica o entendimento das informações que costumam constar na fatura.

“Quando pensamos em redução de custos em energia, associamos diretamente à diminuição do consumo. Nossa ferramenta permite identificar gastos que podem ser evitados e possíveis alterações de contrato com a distribuidora, por exemplo”, explica o CEO da Energizou, Christian Cunha. Ao enviar os arquivos digitais das contas, o sistema faz a leitura dos dados e gera gráficos que demonstram mês a mês as diferentes bandeiras tarifárias, custo do kWh (quilowatts por hora), explicação de variações e o percentual de consumo nos períodos de ponta (horários de pico) e fora ponta. 

Com base nessas informações, é possível fazer um planejamento para a compra de energia no mercado livre, que oferece preços mais vantajosos que o mercado cativo. Mas, comprar energia mais barata é apenas uma das oportunidades de economia. O Energizou APP aponta oportunidades de reduzir o valor da conta, mostrando se há multa e juros por atraso de pagamento, por ultrapassagem de demanda ou por geração de energia reativa, se há custo com demanda não utilizada e alteração de modalidade tarifária. “Juntando tudo isso, é possível economizar pelo menos 15%  nos gastos mensais com energia elétrica, sem investimento. Temos clientes para os quais essa porcentagem representa uma economia na ordem de R$ 50 mil reais ao mês.”

Sobre a Energizou

Fundada em março de 2022, em São Paulo, a comercializadora de energia foi idealizada com a missão de ajudar os consumidores de energia elétrica a migrar para o mercado livre de forma descomplicada. A corretora dos sócios Christian Cunha e Ricardo Behar já conta com mais de 80 clientes em todo o Brasil, negocia a compra de energia com grandes usinas para que seus clientes possam obter entre 20% e 30% de economia na fatura mensal de energia, assumindo também toda a gestão do consumo, de forma simplificada e digital. Mais informações no site e no Linked in