Aplicativo automatiza e acelera processo contrataçãode pessoas nas empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais


             Uma das dores de cabeça das áreas de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos nas empresas é o trâmite e aprovação de documentos. Nos últimos dois anos, o processo ainda ficou mais demorado e complicado com a pandemia que obrigou muitas companhias a adotarem o sistema de home office. Muitas etapas que eram feitas pessoalmente, tiveram que ser realizadas virtualmente com uma infinidade de troca de mensagens.

            A BHS, empresa especializada em estratégias de TI, foi uma das que passou a viver essa realidade (são cerca de 10 contratações mensais) e, aproveitando a sua expertise, desenvolveu o aplicativo BHS Start. O sistema conta com dois apps desenvolvidos para juntos automatizarem o processo de contratação de novos colaboradores, trazendo uma nova experiência e conectando as áreas envolvidas. 

            Para tornar o processo mais simples e amigável, um dos aplicativos do BHS Start foi desenvolvido de forma gameficada: o futuro colaborador percorre uma jornada de cinco etapas acompanhadas por porcentagens até o objetivo final, que é finalizar sua contratação. No outro, todas as equipes envolvidas acompanham essas etapas e validam as informações enviadas, gerenciando de forma virtual todo o processo.

           O colaborador pode usar o aplicativo na versão mobile, acessa as etapas do processo e envia todas as informações e documentos necessários para concluir a contratação.

           Além de otimizar todo o processo de contratação, o BHS Start é uma ferramenta que permite uma experiência positiva do colaborador no seu primeiro contato com a empresa. Ele se sente valorizado e parte da equipe.

          O aplicativo de BHS Start foi desenvolvido utilizando PowerApps, Power Automate e o SharePoint Online para o armazenamento dos dados.

BHS
          Com sede em Belo Horizonte (MG), a BHS foi fundada há 27 anos. Atualmente, a empresa conta com mais de 2.000 clientes dentro e fora do Brasil.  Por anos consecutivos, a companhia vem sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, segundo o Great Place ToWork.

          Hoje, a BHS é uma das únicas cinco empresas latino-americanas detentoras de uma das certificações mais exigentes oferecidas pela Microsoft: a especialização avançada em Adoção e Gestão de Mudanças (Adoption and Change Management). Ao todo, a companhia possui mais de 17 certificações Gold Partner Microsoft.