A tendência da gamificação para aumento de engajamento

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Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

A Level Engajamento e Performance é o resultado da união de mais de 15 anos de expertise de seus colaboradores em consultoria para o varejo. Com o objetivo de alinhar o propósito entre colaboradores, gestão e acionistas por meio da gamificação, a empresa replica no Brasil um movimento que já está sendo adotado há anos em outros países.

“A gamificação como ferramenta de engajamento para o varejo é algo relativamente novo por aqui”, explica Raul Schikmann, sócio da empresa: “o formato de competições  para gerar interação entre as pessoas, ou mesmo para criar campanhas, começou a ganhar popularidade nos últimos anos, mas não havia ainda uma plataforma estruturada com a visão voltada a performance, que proporcionasse aos gestores reunir, em um só lugar, competições, acompanhamento de metas, treinamentos e premiações”, enfatiza ele.

Quais as vantagens da gamificação? “A primeira informação que precisamos levar em conta é que, nas empresas, no geral, 2 entre cada 3 colaboradores estāo insatisfesitos e também pouco engajados com suas tarefas do dia a dia, sejam elas voltados a vendas ou a outras finalidades. Infelizmente, esse é um panorama recorrente”, lembra Raul. Através do aumento do engajamento, ganha-se em satisfação dos clientes e vendas, um crescimento, segundo os criadores da plataforma, de uma ordem de 18% e 28%, respectivamente, além de cerca de 32% menor turnover de colaboradores.

“A maior vantagem, ao nosso ver, é o fortalecimento dos elos entre acionistas e gestores e também entre gestores e colaboradores. Ao contrário de metas consideradas enfadonhas e desmotivadoras, temos uma ferramenta que traz, de forma divertida e atual, um aumento natural de performance”, explica o empresário. A explicação estaria no acionamento, por meio da plataforma, das 5 alavancas intrínsecas à motivação humana: autonomia, recompensa, propósito, progresso e interação social.

O app já está em fase de implementação em redes varejistas. Os números de cases similares no exterior são promissores, e a promessa é repetir o sucesso por aqui: “o mercado está sempre em busca de maneiras simples de melhorar performance e, em tempos de crise como a que estamos vivendo, trilhar esse caminho de uma forma mais orgânica é ainda melhor”, finaliza Raul.