Empresa de cannabis medicinal Clever Leaves faz uso de inovações tecnológicas em suas plantações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

Clever Leaves é uma empresa multinacional de canabinóides colombiana que tem a missão de operar em cumprimento com as leis federais e estaduais e com ênfase no cultivo ecologicamente sustentável de larga escala e no processamento de qualidade farmacêutica como pilares de seu negócio global de canabinóides. Recentemente, firmou acordos com empresas com atuação no Brasil como Phytolab Entourage, Verdemed e Greencare.

A empresa opera com acima de  1,9 milhões de metros quadrados de estufas em dois continentes, com 9 milhões de metros quadrados de propriedade adicionais com a opção de adquirir 73 milhões de metros quadrados de terreno adicional para expansão, fazendo com que seja uma das maiores empresas de cultivo e extração de canabinóides globalmente, enquanto que opera com uma fração da média dos custos de produção dessa indústria.

Em seu cultivo de Cannabis, a Clever Leaves utiliza algumas inovações tecnológicas bastante únicas que ajudam a empresa a se manter sustentável e lucrativa. A inovação da Clever Leaves vai desde o preparo do solo, controle biológico, gestão transversal das metodologias de cultivo, uso sustentável da água, até a ventilação das estufas. Contam com um sistema de irrigação israelense de alta eficiência e na Clever Leaves gerenciamos um sistema GPS para controlar qualquer tipo de doença ou praga a que as plantas sejam vulneráveis.

Além disso, implementou a mais recente tecnologia de estufas e conseguiu trabalhar com agricultura de precisão para se tornar um dos players mais importantes do mundo na indústria de cannabis medicinal. O modelo tem como foco o reaproveitamento de recursos para controlar eventuais impactos ao meio ambiente. Além disso, 90% da água utilizada é reciclada da chuva, contribuindo para uma operação sustentável.

A empresa possui uma das seis plantas de extração de CO2 de cannabis disponíveis no mundo, sendo a única na América do Sul. A flor desidratada é recebida no laboratório onde os processos de extração são realizados tanto por CO2 quanto por Etanol. Na planta, os óleos são extraídos: brutos, destilados ou por componentes isolados.

Sobre a Clever Leaves

Fundada em 2016, Clever Leaves começou as operações de cultivo de cannabis com um lote de terra em Pesca-Boyacá, Colômbia. Cinco anos depois, atualmente a companhia listada na NASDAQ possui 1.8 milhões de metros quadrados de estufas sustentáveis e expandiu capacidade de distribuição para mais de 15 países ao redor dos cinco continentes. A empresa levantou aproximadamente US$205M de capital até agora.