Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do mercado de investimentos a partir de bases inovadoras, a MAGIT, empresa especializada em transformação digital, desenvolveu uma solução para otimizar a experiência de consulta formal da Vórtx, fintech de infra estrutura para o mercado de capitais. A partir da implantação de um aplicativo de mensagens instantâneas, os cotistas passaram a aumentar a participação nas decisões estratégicas das ações investidas.
De acordo com David Lojudice, CTO da Vórtx, o cotista é a figura fundamental no momento de decidir e influenciar o movimento de suas reservas financeiras, mas a companhia estava com um baixo nível de engajamento dos investidores nesse processo. “Nós tínhamos uma consulta formal realizada por meio de e-mails e até mesmo cartas de papel, o que criava uma barreira entre o cotista e a votação de uma decisão, já que era preciso despender de um maior esforço para esse fim”, afirma.
Após a transformação do sistema de votação, que saiu em boa parte do papel para o ambiente digital, a companhia conseguiu observar uma participação mais ativa nas ações do fundo de investimento. “A solução que encontramos junto à MAGIT por meio do aplicativo de mensagens instantâneas impacta a nossa base de mais de 2 milhões de investidores, refletindo em um aumento em mais de 200% do volume de votos recebidos na plataforma. A iniciativa também contribuiu para uma maior eficiência operacional do time da Vórtx, visto que a votação passou a ser computada de forma automática”, explica Lojudice.
Para o CEO da MAGIT, Murilo Gomes, a solução empregada foi uma evolução de uma parceria já existente entre as empresas, com o VxMeetings, uma plataforma de assembleias digitais. A alternativa indicada pela MAGIT para solucionar a dor dos cotistas e em paralelo impulsionar a escalabilidade do negócio foi reforçar a cultura de digitalização. Ao todo, a automação da consulta formal levou dois meses para ser elaborada e implantada.
“O avanço tecnológico acontece justamente para aprimorar processos internos e consequentemente melhorar o desempenho geral de uma corporação, sem deixar de garantir a melhor jornada ao cliente final. Neste caso, criamos uma votação simplificada via WhatsApp. Afinal, nem sempre é necessário uma inovação mirabolante para atender a uma necessidade pontual”, explica Gomes.
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