Tecnologia ajuda varejo a se preparar para lidar com fatores externo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Teo Scalioni
Teo Scalioni
Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Tese defendida em 28/02/2011 Título: Parceiras de uma empresa de venture capital: impactos nas dinâmicas operacionais de pequenas e médias empresas de base tecnológica. Formado em Comunicação Social - Jornalismo em 2003. Bolsista Pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) de 2009 a 2011. professor e Gestor de Inovação da Faculdade Arnaldo, idealizador do Acelera Arnaldo, programa que estimula startups de alunos a chegarem no mercado. Empreendedor digital - Co-founder do portal Tempo de Inovação. Palestra "Inovação e Empreendedorismo Digital " na Faculdade Promove de Sete Lagoas Professor Universitário nas Faculdade. Professor Universitário: disciplina: Startups: Negócios Contemporâneos, Estrutura e Processos Organizacionais e Jogos Empresariais

 Prever e estar atento a situações externas que podem afetar o desempenho de empresas varejistas de todos os tamanhos é uma ferramenta essencial para um negócio bem-sucedido nos dias de hoje. Estamos falando tanto de acontecimentos com impacto negativo – como uma via bloqueada que impede produtos de chegarem a um mercado e levam a prateleiras vazias – quanto com impacto positivo – uma onda de calor que leva os clientes a comprarem mais sorvetes e bebidas geladas, aumentando o fluxo de pessoas na loja e o volume de vendas.   

No entanto, há milhares de fatores que estão fora do controle do varejista que podem impactar sua operação. “Usar a tecnologia para mapear todas essas variáveis é a maneira mais simples e eficiente de estar preparado para responder a esses acontecimentos”, explica o Diretor de Soluções de Software na Nuvem para a Zebra Technologies na América Latina, Dieter Avella. “Enquanto organizações despreparadas podem ser duramente atingidas por imprevistos, empresas com planos de resposta robustos estão encontrando oportunidades na adversidade ao responder ativamente às necessidades do consumidor”, completa. 

O mercado conta com ferramentas de software para gestores tomarem decisões certeiras e se adaptarem às mudanças em seu entorno. Assim, as empresas podem agir com base em fatores externos e gerenciar melhor sua logística e demanda, sem comprometer a qualidade de seu serviço. 

Tais soluções também permitem que as empresas conectem seus sistemas a centrais de notícias e a redes sociais, garantindo atualizações em tempo real que são enviadas aos tomadores de decisão por meio de notificações. Por exemplo, se uma forte chuva causa inundações, o sistema avisa ao gestor quais funcionários não conseguirão chegar à loja, possibilitando a redistribuição de tarefas com antecedência e a comunicação aos colaboradores. Caso haja um novo desafio com um refrigerante no TikTok, a gestão consegue reforçar o estoque e as prateleiras com o produto.

Este tipo de plataforma ainda permite a utilização de métricas operacionais históricas para antecipar o comportamento dos negócios a médio prazo, utilizando modelos de previsão concebidos tanto para o varejo como para centros de distribuição, fábricas e armazéns. Essas previsões tornam-se informações acionáveis ​​para gerenciar a demanda de trabalho e aprender a melhor forma de organizar os funcionários. 

Embora não seja possível controlar determinadas situações fora do negócio, hoje mais do que nunca as empresas podem contar com ferramentas que lhes permitem reagir, mudar e se adaptar com a mesma velocidade do que acontece fora do negócio. Sem dúvida, esta nova tecnologia terá um papel fundamental neste processo e será a melhor aliada para que as organizações tenham uma cadeia de abastecimento eficiente, bem como um atendimento de sucesso ao cliente.   

Sobre a Zebra Technologies  

A Zebra (NASDAQ: ZBRA) capacita a linha de frente em varejo/comércio eletrônico, manufatura, transporte e logística, saúde, setor público e outras indústrias para alcançar uma vantagem de desempenho no negócio. Com mais de 10 mil parceiros em 100 países, a Zebra oferece soluções completas e personalizadas para permitir que cada ativo e trabalhador fique visível, conectado e totalmente otimizado. As soluções líderes de mercado da empresa elevam a experiência de compra, rastreiam e gerenciam o estoque, bem como melhoram a eficiência da cadeia de suprimentos e o atendimento ao paciente. Em 2020, a Zebra foi incluída na lista Forbes Global 2000 pelo segundo ano consecutivo e foi listada entre as Melhores Empresas para Inovadores da Fast Company. Para obter mais informações, visite www.zebra.com ou inscreva-se para receber alertas de notícias. Participe do blog Your Edge da Zebra. Siga a empresa no LinkedIn, Twitter e Facebook.