15 startups japonesas buscam oportunidades para emplacar negócios e parceiros no Brasil

por | ago 1, 2022 | Noticias

 Os investimentos no mercado de startups no Japão vêm em uma linha crescente nos últimos anos. Há naquele país pouco mais de 10 mil startups. Em 2014, os aportes totalizaram US$ 10,3 bilhões, número que saltou para US$ 11,43 bilhões em 2015.  Em 2019 foram investidos US$ 25,38 bilhões, como aponta a Venture Enterprise Center, do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão.

Agora, as startups japonesas, que já vinham até em um movimento tímido para desbravar o mercado brasileiro, especialmente com a ajuda da JETRO São Paulo (https://www.jetro.go.jp/brazil), têm uma excelente oportunidade de conquistar espaço e parceiros no país por meio do ScaleUp in Brazil (SUIB), programa criado em 2019 como uma plataforma de softlanding fruto de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e a Israel Trade and Investment.

Este ano é a primeira vez que o Japão participa do programa, a exemplo de Singapura. Nas edições anteriores, apenas companhias de Israel foram convidadas. Ao todo, 107 startups fizeram a inscrição nessa edição do programa e 35 (15 japonesas, 15 israelenses e 5 singapurenses) foram selecionadas de acordo com quatro critérios: equipe, grau de inovação, marketing fit e maturidade. Três delas receberam a nota mais alta durante o processo de avaliação: Corsight AI (Israel), Graymatics (Singapura) e Sagri Co., Ltd (Japão).

A Sagri Co., Ltd é uma agritech que recolhe dados como os índices de química do solo e propõe a alocação ideal de fertilizantes aos agricultores, reduzindo os gases de efeito estufa derivados de fertilizantes químicos. “Nós na Sagri estamos muito felizes em participar desse programa. Esperamos poder entrar no Brasil com o apoio da equipe SUIB. No programa, gostaríamos de ter uma compreensão clara e correta do mercado brasileiro e então encontrar um parceiro ideal para entrarmos no país”, aponta o head de Negócios Internacionais, Satoshi Nagata.

Olhares atentos às oportunidades – Com a seleção de 15 companhias, a JETRO espera que as startups japonesas possam voltar os seus olhos ao Brasil, especialmente porque por questões logísticas e culturais as atenções muitas vezes estão restritas ao Sudeste Asiático. “O Japão e o Brasil são grandes parceiros comerciais, mas as relações nessa área de inovação são tímidas. Nosso papel é diminuir essa lacuna, pois sentimos que há um grande potencial para o incremento de novos negócios”, diz Hiroshi Hara, diretor-presidente da JETRO no Brasil.

Boa parte das startups japonesas selecionadas para a primeira fase do programa, que ocorre entre 26 de julho e 9 de setembro, é da área de energia, tecnologia limpa, agritech, fintech e healtech. São setores em que o próprio Hara já havia sinalizado como sendo de grande interesse dos japoneses. “O ScaleUp in Brazil será importante para que as companhias dos dois países possam fomentar parcerias. O mercado brasileiro de startups é maduro e com muita inovação”, afirma.

Conheça as 15 startups japonesas:

EMPRESASITE
AC Biodehttps://www.acbiode.com/
Ac-Planta Inchttps://ac-planta.com/en/
ad-dice Co., Ltd.https://ad-dice.com/
Agri Info Design Ltd.https://agri-info-design.com/pt-br/
Axelspacehttps://www.axelspace.com/
Bluebee Inc.http://www.blue-bee.co.jp
Credit Engine, Inc.https://global.creditengine.jp/
dreamstock inc.https://dsfootball-dreamstock.com/
FutuRockethttps://futurocket.co
Melody International Ltd.https://www.melodyi.net/
OUI Inc.https://ouiinc.jp/en/
PJP Eye Ltdhttps://pjpeye.tokyo/
Sagri Co., Ltdhttps://sagri.tokyo/
STANDAGE Inc.https://standage.co.jp/en
sustainacraft, Inc.https://sustainacraft.com

Segunda fase a partir de outubro – Nessa primeira fase do ScaleUp in Brazil as startups japonesas terão acesso a materiais de informação sobre o mercado brasileiro e relatórios customizados do setor em que a companhia opera. As empresas selecionadas também participarão de webinars com tópicos que vão de “Fazendo Negócios no Brasil”, “Navegando pelo Ambientes Jurídico e Fiscal do Brasil” e “O Ecossistema de Inovação Brasileiro” e, por fim, reuniões com pitchs online com investidores locais.

Do total de 35 empresas selecionadas pela Apex-Brasil e ABVCAP na primeira etapa, uma nova seleção reduzirá para apenas 20. Das 15 startups japonesas, cinco vão para a próxima fase, a partir de outubro, na chamada imersão no mercado brasileiro com outras cinco de Singapura e dez de Israel. “O Japão quer ajudar, investir e o ecossistema de startups no Brasil é muito mais avançado do que no Japão. Além de fazer negócios, estamos para aprender com os brasileiros também”, enfatiza Hara.

O número de 107 empresas inscritas no SUIB 2022 é recorde, justificável pela introdução de japoneses e singapurenses no programa. Na primeira edição foram contabilizadas 49 empresas israelenses, sendo que 20 ingressaram na primeira etapa a cinco foram para a final. Na segunda foram 62, com 16 participantes na etapa inaugural e 10 aceleradas na fase final. No total, já foram 12 contratos assinados e cerca de US$ 10 milhões em investimentos anunciados.

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