A recém-lançada startup de auxílio ao caminhoneiro, a S.O.S Truck, entrou no mercado de aplicativos em Novembro de 2019, com foco de mudar a forma que se comercializa peças de caminhões e carretas. Em pouco tempo, e com a mudança da rotina mundial, a empresa já viu a necessidade de pivotar algumas estratégias.
Desde o início da pandemia do Covid-19, os motoristas de caminhões seguem trabalhando por participarem da cadeia de serviços essenciais.No início da quarentena decretada por diversos governos estaduais do Brasil em meados de março, os motoristas passaram a enfrentar sérias dificuldades na estrada ao se depararem com postos, oficinas e restaurantes fechados.Buscando oferecer solução rápida ao problema, a startup S.O.S Truck fez parcerias solidárias com empresas de gestão de risco, como a Raster e Apisul, e com grandes atacadistas de autopeças para caminhões e carretas, como o grupo DAF TRP, para informar aos motoristas profissionais, de forma precisa e rápida, onde eles poderiam encontrar postos e restaurantes funcionando e, sobretudo, comprarem peças em caso de panes técnicas nos caminhões.
“Facilitar a vida dos caminhoneiros que buscam peças e diversos tipos de serviços para os caminhões, já é a proposta da S.O.S Truck, o que fizemos foi acrescentar rapidamente esse novo serviço para que os profissionais da estrada pudessem, por geolocalização no app, encontrar essa assistência durante o período mais agudo da pandemia”, comenta Gus Tambasco, CEO da S.O.S Truck.
A startup também fez diversas ações presenciais em locais de grande fluxo e passagem de caminhoneiros, como em postos de serviços e pátios de descanso nas mais importantes rodovias do Brasil. Nestas ações, com o apoio de técnicos em enfermagem e estudantes de medicina assistidos pelo Dr. Ricardo Ganc, médico e sócio da S.O.S Truck, foi desenvolvido um protocolo de coleta de dados da saúde dos motoristas, com a aferição de pressão arterial e temperatura, além de orientações básicas de saúde e de medidas preventiva contra o Coronavírus.Na segunda semana de Junho, a equipe da S.O.S Truck, em parceria com o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço nacional de Aprendizagem do Transporte), realizou uma grande ação em Brasília, DF e Anápolis, GO, oferecendo testes gratuitos da covid-19 além de kits de segurança (álcool em gel e máscaras) aos caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e motoristas cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros.
Foram realizados 30 mil testes em terminais de cargas e de passageiros, postos de combustíveis, pontos de parada em diversas rodovias e em unidades operacionais do SEST SENAT. Além dos testes, a S.O.S Truck entregou folhetos com orientações de prevenção da doença e kit de higienização das mãos e dos veículos, máscaras de tecido reutilizáveis e álcool em gel.
“O termo S.O.S não está à toa no nome do nosso produto. Queremos ser a base dos caminhoneiros quando houver um problema na estrada. Vamos investir em tecnologia de ponta para em breve, também cuidarmos da saúde dos motoristas por meio do aplicativo. Não somos somente um app para motoristas, somos seres humanos engajados para fazer tudo que for possível para ajudar nossos amigos da estrada”, afirma o diretor comercial da S.O.S Truck, Alessandro Polleto.
Nos últimos dois meses, entre abril e maio, a plataforma S.O.S Truck mais do que dobrou de tamanho. O app, que é gratuito, organicamente já contabilizava mais de mil downloads no final de janeiro deste ano. Em março, esse número cresceu para mais de 2,5 mil usuários. Atualmente, em função dessas ações e de maior procura pelos caminhoneiros por soluções digitais que facilitem a operação de transporte, o app já contabiliza mais de 6 mil motoristas ativos.
“Observamos que os motoristas estão cada vez enxergando o celular como uma importante ferramenta de trabalho. Com as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, eles perceberam que soluções digitais podem ser uma saída interessante que ofereça eficiência e ao mesmo tempo, mais segurança à operação”, comenta Tambasco.
De acordo com Tambasco, o Brasil tem mais de dois milhões de motoristas de caminhões entre autônomos, agregados, funcionários de transportadoras e de empresas que contam com frotas próprias. “Cem por cento destes profissionais faz uso do celular em seu dia a dia de trabalho. Nosso objetivo é conscientizá-los que a utilização de aplicativos irá tornar a vida na estrada mais segura e eficiente”, finaliza.
Sem comentários! Seja o primeiro.